CI

Agricultura marinha pode chegar nas mesas da Europa

A expectativa é de que a população global pode chegar aproximar-se dos 10 mil milhões de habitantes


Foto: Pixabay

A Comissão Europeia está avançando em uma iniciativa para promover a agricultura marinha e levar algas para as mesas dos europeus, de acordo com informações do portal Público, de Portugal. A aposta na agricultura marinha promete trazer sabores novos, e mais sustentáveis.  

“Não imaginava que as algas viriam a ter a explosão de interesse que têm hoje. Costumo dizer que se a empresa ALGAplus tivesse surgido agora, teríamos tido um percurso muito mais facilitado do que tivemos em 2012. Éramos vistos como completamente loucos, foi-nos dito muitas vezes pelos nossos parceiros científicos que estávamos [insanos] porque isto de cultivar algas só mesmo na Ásia. E só passaram dez anos e já estamos a ver um panorama completamente diferente em Portugal”, afirma ao PÚBLICO a bióloga marinha Helena Abreu, co-fundadora e directora geral da ALGAplus, uma empresa em Ílhavo que produz e vende macroalgas. 

Ela faz parte do grupo de agricultores marinhos que a União Europeia quer ver crescer. “A bem dizer, fazemos aqui mais agricultura costeira do que do mar”, brinca Helena Abreu, uma vez que a empresa reaproveitou as antigas marinhas de Aveiro para o cultivo de algas. “São zonas de água salgada de boa qualidade que estavam, na sua maioria, completamente ao abandono. Estamos a trabalhar na recuperação deste património costeiro”, explica a responsável. Portugal actualmente não possui cultivo comercial em mar aberto, uma actividade que exigiria criar estruturas robustas para resistir ao hidrodinamismo. 

A expectativa é de que a população global pode chegar aproximar-se dos 10 mil milhões de habitantes nas próximas 3 décadas. “Vendemos para empresas que depois vão transformar estes ingredientes em molhos para massas, pão, refeições prontas”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.