AgrolinkFito: saiba os principais desafios enfrentados na agricultura brasileira no mês de junho
Insetos lideraram as consultas, com 36,3% dos registros
Com colaboração de Franquiéle Bonilha da Silva, Doutora em Ciência do Solo e Consultora Agronômica em PDI
Todos os anos, pragas e doenças agrícolas assolam plantações, causando perdas gigantescas nas lavouras e consequências econômicas significativas. Controlar esses problemas é um dos grandes desafios dos produtores rurais, que buscam garantir uma boa safra através do uso de defensivos químicos e de novas tecnologias e estratégias que visam reduzir custos e impactos ao meio ambiente. Nesse contexto, o AgrolinkFito se destaca como uma ferramenta para auxiliar os agricultores na tomada de decisão sobre os melhores métodos de controle de pragas e doenças.
A seção AgrolinkFito do portal Agrolink é acessada diariamente por milhares de usuários em busca de informações sobre pragas e doenças que afetam suas culturas. A alta frequência de consultas reflete a necessidade urgente dos agricultores de obterem informações atualizadas e eficazes para proteger suas plantações. A rápida disseminação de pragas e doenças pode causar perdas econômicas significativas, e o conhecimento sobre como combatê-las é fundamental. Abaixo trazemos um resumo referente a junho de 2024, onde mostramos quais os principais tipos de problema, culturas afetadas e ingredientes ativos foram consultados pelos usuários na plataforma.
Os insetos lideraram as consultas, com 36,3% dos registros, seguidos pelos fungos, plantas invasoras, ácaros e nematoides (Figura 1). Entre os cinco insetos mais pesquisados, a mosca-branca e a lagarta-do-cartucho foram as que mais chamaram atenção. A mosca-branca, por exemplo, foi a praga mais pesquisada, com 27,9% das buscas, seguida pela lagarta-do-cartucho e pelo picão-preto, uma planta invasora comum em diversas culturas (Figura 2). A ferrugem asiática e o papuã (outra planta invasora) completam a lista dos problemas mais consultados. A mosca-branca, por exemplo, é conhecida por transmitir viroses em diversas culturas, enquanto a lagarta-do-cartucho é uma praga significativa para o milho, causando severas perdas de produtividade.
Figura 1 – Cinco principais tipos de problemas fitossanitários consultados no AgronlinkFito. Obs.: O percentual é referente aos cinco mais consultados e não representa o total de consultas da plataforma AgrolinkFito.
Figura 2 - Cinco principais problemas fitossanitários consultados no AgronlinkFito. Obs.: O percentual é referente aos cinco mais consultados e não representa o total de consultas da plataforma AgrolinkFito.
Os cinco produtos fitossanitários mais buscados no AgrolinkFito foram os Fungicidas azoxistrobina, tebuconazol e difenoconazol e os Inseticidas imidacloprido e lambda-cialotrina (Figura 3). A busca foi expressiva nesses ingredientes ativos, pois tanto os Fungicidas quanto os Inseticidas são para um amplo espectro de problemas e também em diversas culturas.
A eficácia e a correta aplicação desses produtos são temas de grande interesse, uma vez que influenciam diretamente na produtividade e na saúde das culturas.
Figura 3 – Cinco principais ingredientes ativos consultados no AgronlinkFito. Obs.: O percentual é referente aos cinco mais consultados e não representa o total de consultas da plataforma AgrolinkFito.
Quanto as culturas, as cinco mais buscadas foram soja, milho, café, tomate e trigo (Figura 4). A soja foi a cultura com o maior número de consultas, totalizando 40,4% dos acessos. Milho, café, tomate e trigo também foram culturas bastante buscadas.
Figura 4 – Cinco principais culturas consultadas no AgronlinkFito. Obs.: O percentual é referente aos cinco mais consultados e não representa o total de consultas da plataforma AgrolinkFito.
O portal Agrolink, através da seção Agrolinkfito, se estabelece como uma ferramenta indispensável para o agricultor brasileiro. O volume de consultas revela um panorama geral de consultas e a importância de se estar informado sobre as melhores práticas e produtos disponíveis para o controle de pragas e doenças. Em um cenário onde a prevenção e o tratamento adequado são essenciais, a busca por conhecimento é o primeiro passo para garantir colheitas saudáveis e produtivas.