CI

Agropecuarista muda estratégia e garante silagem para o ano todo

Milho CD 384Hx aumenta volume de massa na safra verão e, no Norte Central paranaense, produtor já pode vender grãos da safrinha


Milho CD 384Hx aumenta volume de massa na safra verão e, no Norte Central paranaense, produtor já pode vender grãos da safrinha

A produção eficiente de leite e carne depende de uma alimentação rica em nutrientes. E, para garantir rentabilidade, o pecuarista tem adotado, cada vez mais, a produção de silagem de milho. Este alimento é o preferido por diversos fatores, inclusive pelo alto teor de energia e pelo alto consumo entre os animais.

O agropecuarista de Maringá, Apolo dos Santos Silva, conhece as vantagens da silagem e aposta em híbridos de qualidade para garantir o rendimento. Em sua propriedade, no distrito de Água Boa, em Paiçandu, ele plantou o milho CD 384Hx na safra 2010/2011 e produziu 85 toneladas de silagem por alqueire. “Meus animais consomem, por ano, em torno de 500 toneladas de silagem. Com o híbrido da Coodetec produzi 515 toneladas. É mais do que necessito. Esta foi a primeira vez que produzi silagem apenas na safra verão. Em outros anos, sempre utilizei milho das duas safras (verão e safrinha) para chegar a essa produção”, informou. De acordo com o produtor, o milho safrinha, que ainda deve ser colhido em sua propriedade, será utilizado para comercialização de grãos. “Acredito que devo colher no início de agosto. Este híbrido escapou da geada e acho que pode alcançar 250 sacas por alqueire. Quem vê a lavoura diz que vai produzir muito mais. Mas a gente tem que ter os pés no chão. Se passar disso, ótimo!”

Para ter um bom rendimento, o produtor precisa investir em tecnologia, ter terra boa e, além disso, o clima também precisa colaborar. Apolo dos Santos Silva sabe disso e investe. “Vou continuar com o híbrido CD 384Hx e vou investir mais ainda na lavoura, melhorar a adubação. Esse milho me trouxe um rendimento satisfatório, resistiu ao período de seca registrado na região e resistiu também à chuva e ao vento”, destacou.

O técnico agrícola, que acompanhou a produção em Água Boa, foi Márcio Marcusso, da unidade da Cocamar de Doutor Camargo. Para ele, o híbrido CD 384Hx é garantia de sucesso na lavoura. “Temos confiança na hora da recomendação. Vendeu bastante e sabemos que vai vender mais ainda. O agricultor entrevistado, por exemplo, já comprou mais sementes. O milho da Coodetec é produtivo, resiste ao acamamento, tem bom sistema radicular e apresenta boa resistência a doenças”, argumentou. Para Marcusso, este híbrido vai muito bem, tanto para silagem quanto para grãos. “Gosto muito do CD 384Hx e recomendo, porque sei que vai produzir bem.”

As informações são da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.