CI

Ajustes globais redesenham o mercado de fertilizantes

As exportações chinesas de sulfato de amônio alcançaram 21,36 milhões de toneladas


As exportações chinesas de sulfato de amônio alcançaram 21,36 milhões de toneladas As exportações chinesas de sulfato de amônio alcançaram 21,36 milhões de toneladas - Foto: Porto de Shanghai

O mercado global de fertilizantes apresenta movimentos relevantes em produção, comércio e políticas, refletindo ajustes de oferta e demanda em diferentes regiões. De acordo com a AMR Business Intelligence, os dados mais recentes indicam recordes de exportação, retrações pontuais em vendas e mudanças estratégicas de grandes produtores e importadores ao longo de 2025.

As exportações chinesas de sulfato de amônio alcançaram 21,36 milhões de toneladas, o maior volume já registrado, com o Brasil liderando as compras no período. Na Índia, as importações de ureia cresceram 76% em 2025 e chegaram a 9,3 milhões de toneladas, ao mesmo tempo em que a área de trigo na safra Rabi 2025/26 atingiu um recorde de 33,41 milhões de hectares. Ainda no país, representantes da indústria defendem cortes de tarifas e mudanças no sistema de subsídios para o orçamento de 2026-27.

No Oriente Médio, a Ma’aden anunciou planos de investir US$ 110 bilhões para triplicar a produção de fosfato e ouro, sinalizando uma estratégia de longo prazo para ampliar a presença global. Já no Brasil, a Mosaic prorrogou por mais 30 dias a paralisação da produção de superfosfato simples, em meio à alta dos preços do enxofre. Esse movimento ocorre enquanto a Coreia do Sul registrou queda de 1,4% nas exportações de enxofre em 2025, totalizando 1,52 milhão de toneladas.

Outros mercados também mostram ajustes. As exportações de ureia da Malásia cresceram 35% em novembro, embora o acumulado do ano apresente recuo de 9,4%. No Paquistão, as vendas de DAP caíram 45% em dezembro, acompanhando uma redução de 22% na safra Rabi. No Reino Unido, foram mantidas até 2030 as tarifas antidumping sobre o nitrato de amônio russo. Na Nova Zelândia, a planta de ureia de Kapuni garantiu fornecimento de gás até março, enquanto a Ballance ampliou as importações para atender à demanda.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7