CI

Alagoas estabelece novo recorde de vacinação contra a aftosa

Mais de 1,11 milhão de animais foram imunizados na segunda etapa da campanha


A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em outubro deste ano, atingiu o maior índice de cobertura vacinal de bovinos e bubalinos da história de Alagoas. Dos 1.186.803 animais existentes no Estado, 1.115.771 foram imunizados, o que corresponde a um percentual de 94,01%.

O recorde foi estabelecido mesmo com o aumento do rebanho alagoano que, em abril, mês da primeira etapa da campanha, registrava a existência de 1.139.014 animais e teve um percentual de imunização de 93,99%.

O resultado foi anunciado na manhã desta quarta-feira, durante a cerimônia de entrega de veículos à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri). “Alagoas se credencia, a passos acelerados, para a liberação das fronteiras sanitárias”, ressaltou o governador Teotonio Vilela.

O bom desempenho é atribuído a um conjunto de ações. “O Estado investiu na estruturação da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), através da contratação e capacitação de servidores e melhorias na estrutura física e de equipamentos. Tivemos também o apoio do Ministério da Agricultura, da imprensa, que tem contribuído para o aumento da conscientização sobre a importância das campanhas, e de grande parte dos produtores, que tem vacinado, declarado e utilizado a Guia de Trânsito Animal”, destaca o diretor-presidente da Adeal, Hibernon Cavalcante.

O percentual obtido na campanha demonstra que o esforço conjunto tem dado resultado e aponta que Alagoas está cada vez mais perto de conseguir a esperada mudança de status sanitário animal, atualmente definido como zona de risco desconhecido da febre aftosa.

“Temos uma auditoria marcada para março. A Adeal está se preparando, cumprindo todas as exigências do Ministério da Agricultura, para que o Estado ascenda à zona de risco médio”, afirma Hibernon Cavalcante.

Uma das exigências mais importantes foi cumprida este ano. "A contratação de novos servidores para a Adeal foi um desafio. Depois da realização do concurso público, a maior preocupação era que o Estado desobedecesse a Lei de Responsabilidade Fiscal, ultrapassando os limites permitidos com despesas de pagamento da folha salarial", lembra Cavalcante.

Solucionado o problema, as contratações começaram em abril e têm sido realizadas gradativamente. Os profissionais contratados, entre veterinários, agrônomos, técnicos agrícolas e assistentes administrativos, passaram por diversas capacitações e são continuamente treinados para aperfeiçoar as atividades realizadas.

Vacinação - Obrigatória para bovinos e bubalinos de qualquer idade, as campanhas de vacinação são realizadas em duas etapas por ano. Em Alagoas, os animais devem ser imunizados em abril e outubro.

A vacina é fundamental para impedir a contaminação pela febre aftosa, doença altamente contagiosa que atinge animais de cascos bipartidos. Apesar de poucos casos registrados em humanos, a doença causa graves prejuízos econômicos ao setor. “Os mercados importadores de derivados animais e vegetais (produtos e subprodutos) se fecham ao primeiro sinal dessa enfermidade”, explica Hibernon, lembrando que os produtores que não vacinam o rebanho estão sujeitos a multas de R$ 168,00. Para os que não declaram a vacinação, a multa é de R$ 482,00.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7