Alerta contra brusone no trigo
CI
Imagem: Maria Imaculada Lima - Embrapa
INTERNACIONAL

Alerta contra brusone no trigo

Sistema detecta se uma região ficará quente e úmida o suficiente para o fungo se desenvolver
Por: -Leonardo Gottems

Uma parceria internacional de pesquisadores e organizações criou o Sistema de Alerta Antecipado da Brusone (EWS). Trata-se de uma plataforma digital que notifica os agricultores e autoridades quando as condições climáticas são ideais para a propagação do fungo Magnaporthe oryzae pathotype triticum (MoT). 

A equipe começou seu trabalho em Bangladesh, e agora está apresentando a tecnologia no Brasil – país onde a brusone foi descoberta originalmente, em 1985. O Centro Internacional de Melhoramento de Milho e Trigo (CIMMYT), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a Universidade de Passo Fundo (UPF) do Brasil e outros desenvolveram a ferramenta com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID.

Para se propagar em surto completo, a brusone do trigo requer condições específicas de temperatura e umidade. Assim, Fernandes e sua equipe desenvolveram uma plataforma digital que processa dados meteorológicos por meio de um algoritmo para determinar os horários e locais em que as infestações podem ocorrer.

Se o sistema detectar que uma região ficará quente e úmida o suficiente para o fungo se desenvolver, ele enviará uma mensagem automática aos trabalhadores agrícolas da área. Essas mensagens – em forma de textos ou e-mails – alertam para que tomem medidas preventivas contra a doença.

Mais de 6.000 extensionistas em Bangladesh já se inscreveram para receber alertas antecipados de doenças. No Brasil, Fernandes e seus pares estão se conectando com cooperativas de agricultores. Esses grupos, que contam com a maioria de agricultores brasileiros como membros, podem enviar dados meteorológicos para ajudar a informar o EWS e podem divulgar alertas por meio de seus sites ou aplicativos internos.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.