CI

Alerta sobre perigos de sementes não solicitadas

A orientação é não abrir o pacote e encaminhar para uma das unidades do Mapa


Foto: Marcel Oliveira

Depois de norte-americanos terem recebido pelos correios pacotes com sementes que não solicitaram, o Ministério da Agricultura resolveu emitir o alerta para os produtores brasileiros. A orientação é caso aconteça de receber sementes não encomendadas ou não reconheça o remetente é não abrir o pacote e encaminhar para uma das unidades do Mapa em seu estado ou entrar em contato por telefone relatando a situação. 

O perigo em sementes sem procedência conhecida está na entrada de pragas ou doenças não conhecidas ou que já foram erradicadas no país, representando risco fitossanitário e que pode impactar na produção.

O Mapa atua na fiscalização do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no país. 

O órgão de defesa agropecuária americano (APHIS-USDA) investiga casos com outras agências de segurança dos Estados Unidos. Até o momento, as evidências apontam para uma ação conhecida como brushing scam, estratégia do e-commerce utilizada para gerar números falsos de pedidos e reviews positivos, o que beneficiaria o vendedor on-line ou o site.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.