CI

Algas viram embalagens de alimentos

Ele pode substituir copos, garrafas e outros recipientes de plástico


Foto: Ribamar Neto/UFC

A startup inglesa Notpla criou o Ooho, uma nova solução de embalagem biodegradável e comestível para eventos especiais produzida com plástico de algas marinhas. O Ooho é uma membrana do tipo sachê produzida a partir de Notpla, o material homônimo criado pela startup, que pode ser comestível ou biodegradável em apenas 4 a 6 semanas sem deixar nenhum tipo de resíduo plástico no ambiente circundante. 

Ele pode substituir copos, garrafas e outros recipientes de plástico que são usados em eventos como maratonas, corridas de bicicleta e outras competições esportivas. A empresa testou sua invenção na Maratona Virgin Money de Londres de 2019, com mais de 22.000 participantes. E lá eles verificaram o enorme potencial de economia de produtos plásticos descartáveis que essa solução poderia trazer. Cada uma das seis grandes maratonas (Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York) que são realizadas em todo o planeta atrai em média 40.000 atletas. 

O material Notpla é obtido a partir de algas marrons, um dos recursos renováveis mais abundantes da natureza que habita os oceanos do mundo. As algas castanhas crescem até 1 metro por dia, não competem com as culturas alimentares, não precisam de água doce ou fertilizantes e contribuem ativamente para a desacidificação dos nossos oceanos. 

As algas marrons são reconhecidas por serem utilizadas em várias tradições culinárias asiáticas e em complexos nutricionais para o tratamento de casos de obesidade e excesso de peso, graças aos efeitos benéficos do seu principal componente, o iodo, que atua estimulando o metabolismo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.