Algodão: plantio na Bahia começa com 50% da safra comercializada
CI
Imagem: Marcel Oliveira
ALGODÃO

Algodão: plantio na Bahia começa com 50% da safra comercializada

Produção pode chegar a 455,3 mil toneladas
Por:

A metade da safra 20/21 de algodão da Bahia já foi comercializada antes mesmo da conclusão do plantio. A negociação futura é vista com otimismo pelos produtores, que conseguem tocar a lavoura com parte dos gastos pagos e uma boa expectativa de produção e ganho por saca. Os trabalhos de semeadura já começaram no oeste baiano.

Ao todo, foram reservados 264,6 mil hectares para o cultivo do algodão na Bahia, queda de 15% em ralação a safra passada. A maioria da produção é realizada nas chamadas áreas de sequeiro, sem irrigação, representando quase 83% da área. Os outros 17% são produzidos em áreas irrigadas, conforme Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

As estimativas iniciais são de uma boa safra, com colheita a ser iniciada em junho de 2021. A retomada a pleno vapor das atividades econômicas nos países asiáticos, principal mercado internacional para a fibra brasileira, também têm gerado boas expectativas de negócios futuros. A estimativa é exportar quase 60% de toda produção.

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção baiana deverá chegar a 455,3 mil toneladas de algodão em pluma, recuo de 23% em comparação com atual safra. “O algodão da Bahia é um exemplo de sistema produtivo na agricultura de precisão e tem um papel muito importante no agronegócio do Estado. Esperamos que esta safra eleve a produtividade média e possibilite uma colheita com ótimos resultados”, afirmou Eduardo Rodrigues, superintendente de Política do Agronegócio da Secretaria da Agricultura da Bahia.

Na safra passada, a Bahia contribuiu com cerca de 25% da produção nacional de algodão, número menor apenas ao de Mato Grosso. Mas a Bahia tem uma vantagem: uma produtividade em torno de 300 arrobas/hectare, que é uma das melhores do mundo.

.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink