Algodão agroecológico é pauta na Paraíba
O principal objetivo do dia de campo é apresentar o sistema de produção do algodão
O principal objetivo do dia de campo é apresentar o sistema de produção do algodão orgânico - Foto: Divulgação
O assentamento Queimadas, localizado no município de Remígio, no Agreste paraibano, será palco, nesta sexta-feira (24), de um dia de campo dedicado ao algodão agroecológico. Segundo informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a atividade integra a programação do 10º Festival da Cultura Agroecológica, evento tradicional que ocorre de 24 a 26 de outubro, reunindo agricultores, técnicos e o público em geral em torno de experiências sustentáveis e culturais.
O evento é resultado de uma ampla parceria entre Embrapa Algodão, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), ONG Arribaçã, AS-PTA Agroecologia e Agricultura Familiar, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e Rede Borborema de Agroecologia (RBA). A RBA é o primeiro Sistema Participativo de Garantia (SPG) credenciado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para atuar na certificação orgânica na Paraíba, reforçando o compromisso com a produção sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar.
O principal objetivo do dia de campo é apresentar o sistema de produção do algodão orgânico e seus consórcios agroalimentares, destacando a importância econômica, social e ambiental dessa cadeia produtiva no Agreste paraibano. São esperados agricultores, pesquisadores, técnicos de extensão rural, autoridades e representantes de entidades ligadas à agricultura familiar de diversos estados do Nordeste. A programação contará com três estações temáticas, nas quais os visitantes poderão conhecer o experimento desenvolvido pela Embrapa e pela RBA no assentamento; a atuação da juventude na geração de renda por meio da produção agroecológica; e orientações técnicas sobre práticas orgânicas.