LOGÍSTICA

Algodão tem nova rota de exportação

Produtores comemoram sucesso do uso do porto de Salvador (BA)
Por: -Leonardo Gottems
245 acessos

Os produtores baianos de algodão estão comemorando o sucesso da uma nova rota de exportação via porto de Salvador (BA) para o mercado internacional. A logística de transporte foi desenvolvida ao longo do ano de 2017, sendo inaugurada no dia 21 de novembro com a exportação de uma carga de 200 toneladas de algodão embarcada rumo à Turquia. 

A ideia da nova rota é ser uma alternativa mais barata ao porto de Santos, em São Paulo, que ainda concentra a maior parte da produção da região para as operações no mercado externo. A avaliação positiva do Porto de Salvador veio do encontro entre o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, e o gerente geral da Mediterranean Shipping Company (MSC), Guilherme Monteiro. 

“Em função do sucesso no embarque do algodão do oeste da Bahia via porto Salvador, a expectativa é o incremento das exportações com a manutenção por parte da armadora das duas escalas semanais do porto de Salvador. Há a garantia na qualidade desta logística, sem atraso da entrega da mercadoria para os compradores de outros países”, explica Monteiro, da MCS. 

Para o presidente da Abapa, a nova rota já é uma realidade: “Vamos buscar este ano nos concentrar em aumentar o volume de algodão exportado e solidificar esta rota marítima para garantir maior segurança ao despachar o produto e maior rentabilidade do produtor com a redução dos custos logísticos, principalmente o frete rodoviário até São Paulo”.

A nova de exportação via porto de Salvador também conta com o apoio logístico da XinguAgri, da Louis Dreyfus Company, e do Grupo Wilson Sons, operador do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink