Alimentos funcionais e seus benefícios anticancerígenos
Os tocoferóis e tocotrienois, encontrados em sementes e partes verdes de oleaginosas

Alimentos funcionais são benéficos à saúde, não prejudicando o metabolismo. Exemplos incluem terpenos encontrados em frutas e grãos, sendo antioxidantes que protegem o corpo contra radicais livres e demonstraram reduzir riscos de diversos tipos de câncer.
Mutação em um gene oncógeno pode levar à síntese de proteínas anormais que causam crescimento celular desordenado e formação de tumores. Terpenos, como carotenoides e limonoides, reduzem a atividade de enzimas envolvidas no crescimento celular, prevenindo a proliferação anormal de células e auxiliando na proteção contra certos tipos de câncer. Carotenoides estão presentes em alimentos amarelos, laranjas e vermelhos, enquanto limonoides são encontrados em cascas de frutas cítricas e o álcool perílico, presente em cerejas, possui uma atividade anticancerígena mais potente que o limoneno.
Os fenóis são antioxidantes encontrados em vegetais roxos, azuis ou violetas, como uvas, cerejas e berinjelas. Eles têm atividade anti-inflamatória, previnem a aglomeração de plaquetas e neutralizam radicais livres, protegendo o DNA e os lipídios contra processos potencialmente cancerígenos. Chás verdes ricos em polifenóis ajudam na prevenção de tumores e doenças cardíacas. Flavonoides como flavonas e isoflavonas, presentes na soja e frutos cítricos, e compostos como diosmina e hesperitina, encontrados nos frutos cítricos, também possuem benefícios para a saúde.
Os tocoferóis e tocotrienois, encontrados em sementes e partes verdes de oleaginosas, possuem efeitos inibidores do crescimento de células cancerígenas. Conhecidos como vitamina E, agem como antioxidantes em lipídios e são encontrados apenas em vegetais que os produzem.
As fibras, presentes em grãos como arroz, soja, trigo e aveia, são substâncias de alto peso molecular que desempenham um papel importante na regulação do processo digestivo. Elas ajudam a reduzir o LDL-colesterol, diminuir a absorção de gorduras pelo organismo e prevenir o câncer colo-retal. Além disso, a linhaça contém lignana, que estimula a imunidade e também ajuda a reduzir o LDL-colesterol.