Alltech revoluciona adsorvente de Micotoxinas
Manejo integral dos desafios das micotoxinas
Mycosorb® A+ representa a evolução em adsorventes, pois oferece capacidade superior de aderência com amplo espectro, resultando em uma maior proteção contra as principais micotoxinas, como aflatoxinas, fumonisinas, zearalenona, vomitoxina, toxina T2 e ocratoxina.
O lançamento oficial de Mycosorb® A+ ocorreu no dia 28 de outubro, durante a PorkExpo, e contou com a participação de mais de 120 interessados no assunto, entre eles, especialistas no manejo de micotoxinas, consultores e professores universitários. Foram discutidos dois temas principais: “Micotoxinas: Um desafio oculto - entenda como combater este inimigo”, com o consultor Julio Pupa e “Programa integral para controle de micotoxinas”, ministrado por Camilo Beck, responsável pelo programa de gerenciamento de micotoxinas da Alltech para América Latina.
Para Julio Pupa, as micotoxinas são uma realidade que não pode ser ignorada. “O problema e os efeitos que elas causam são um risco que afeta o desempenho dos suínos e, por consequência, a qualidade de carne. O monitoramento é imprescindível para tomar decisões no uso dos adsorventes”, finaliza.
Manejo integral dos desafios das micotoxinas
Segundo os últimos estudos desenvolvidos pela Alltech, um dos principais problemas no setor reside na contaminação por micotoxinas, devido à sensibilidade dos suínos e quantidade de micotoxinas que os animais estão expostos ao longo do ciclo de produção. Dentre as amostras de alimentos analisadas, entre 2013 e 2014, 93% estavam contaminadas, em média, por até 8 micotoxinas diferentes, mas este número poderia chegar até a 18 micotoxinas diferentes. Este é um resultado alarmante e gera a necessidade de um produto mais eficiente, que aja de forma a solucionar o problema e proporcionar melhorias substanciais na saúde, tempo e investimento.
Frente a esta contaminação, o novo produto Mycosorb A+ foi desenvolvido para uma rápida adsorção, uma elevada estabilidade de ligação em diferentes valores de pH do trato gastrointestinal e um grande espectro de atividade através da expansão da rede com os hidratos de carbono funcionais. Isto reduz o risco equivalente total de contaminação por micotoxinas na dieta animal e fornece uma nova estratégia para melhorar o desempenho dos animais.
"Vemos claramente como o desafio de micotoxinas tem seus peculiaridades em cada parte do mundo e estamos colocando essas informações à disposição de nossos clientes, a fim de ajudá-los a desenvolver um programa que enfrenta os riscos contínuos", disse o gerente do Programa de Gestão de Micotoxinas da Alltech para América Latina, Camilo Beck.
Evidências comprovam que as micotoxinas afetam os parâmetros de desempenho, tais como ganho de peso, consumo, eficiência alimentar, reprodução, principalmente o sistema imunológico. Tudo isto compromete a saúde animal e é o foco de ação do Mycosorb A+.
Também discutiu-se o Programa 37+, uma nova abordagem para a compreensão dos desafios de micotoxinas. O programa desenvolvido pela Alltech oferece uma oportunidade simultânea, confiável e econômica para mensurar a concentração de até 38 micotoxinas em uma única amostra. Capitalizando essa nova riqueza de dados, a Alltech propõe uma estratégia de avaliação de risco que considera toxidade de micotoxinas individuais relativas à aflatoxina B1, junto com suas respectivas concentrações conforme os níveis da legislação.