CI

Alojamento dos peões para a Expointer será provisório


Está encerrado o impasse sobre o alojamento dos peões para a Expointer deste ano, que acontece de 29 de agosto a 6 de setembro, no parque Assis Brasil, em Esteio. O governo do Estado acertou ontem, com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e associações de raça, que será montado espaço provisório – semelhante a um estande – para abrigar 420 tratadores de bovinos de corte e equinos.

No entanto, levantamento junto às associações apontou que aproximadamente 1,5 mil tratadores atuarão na feira. Por isso, o local não abrigará funcionários de criadores de Crioulos, que ficarão no camping, nem de bovinos de leite, cuja associação tem alojamento, e nem de ovinos, que serão colocados na Pista C. Nestes casos, as associações e o Estado garantirão a infraestrutura, como chuveiros e camas.

O espaço provisório ainda depende de licitação. O valor estimado não foi divulgado, mas o projeto é a versão enxuta daquele apresentado em abril pela Secretaria da Agricultura (Seappa), que alegou redução no orçamento devido a gastos com a seca.

A solução agradou a procuradora do Trabalho Márcia de Freitas Medeiros. "Não é o ideal, mas tivemos um grande avanço de 2008 para cá. Essa solução é para 2009, é temporária. Para 2010, queremos ter condições perenes", disse. O MPT fiscalizará o cumprimento da jornada de oito horas, condições de saúde, de segurança e contratos. Ainda será feito levantamento do número de peões.

O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, afirmou que esta será a "Expoiter da tranquilidade". "Não é barato, mas é o preço da tranquilidade e da harmonia que queremos." O presidente da Arco, Paulo Schwab, afirmou que a associação usará contêineres com banheiros e fará os ajustes solicitados na Pista C. Para o presidente da ABA, Joaquim Mello, houve avanço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.