CI

Alta da soja indica hora de vender?

Avaliação da Trigo & Farinhas Consultoria Agroeconômica


Os preços da soja subiram forte nos últimos três dias, impulsionados pela possibilidade de ocorrência de massa seca sobre a Argentina e a Região Sul do Brasil – dois grandes produtores e exportadores de soja no mercado mundial. De acordo com a Trigo & Farinhas Consultoria Agroeconômica, o produtor deve estar atento às oportunidades para fixar comercialização.

De acordo com a T&F, o problema climático na Argentina é especialmente importante porque existe o agravante de o país vizinho do Mercosul ser também o maior exportador de farelo e grande exportador de óleo de soja. Segundo o analista Luiz Fernando Pacheco, a falta desses produtos agravaria a disponibilidade de matérias primas em grandes mercados, como China (farelo) e Índia (óleo).

“Como se trata de mercado (e fator) de clima, ele pode ser alterado a qualquer momento. Então, a recomendação da T&F Consultoria Agroeconômica é que se aproveite a oportunidade, sem esperar novas altas, porque elas não estão consolidadas. O consolidado é o que está na mão. Como todos sabemos, o mercado tira uma fotografia diária da situação de oferta e demanda e a precifica, o que não significa que estes preços estarão presentes lá na colheita”, justifica o analista. 

“Então, se sua lucratividade aumentou nestes dias, aproveite para fixar mais um pouco do que espera produzir. Os preços subiram entre 0,87% nos portos e 0,67% no interior do país nesta segunda-feira, favorecendo altas em todos os pontos de venda do país, apesar da queda de 0,29% do dólar”, conclui Pacheco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.