CI

Alta nos embarques de soja é puxada por China e Sudeste Asiático

Avanço no volume embarcado gerou uma receita de US$ 14,5 bilhões


Foto: Divulgação

As exportações da cadeia da soja e do biodiesel cresceram 11,78% no terceiro trimestre de 2025, somando 35,54 milhões de toneladas. Segundo dados do Cepea, o avanço no volume embarcado gerou uma receita de US$ 14,5 bilhões, alta de 4,47% em relação ao mesmo período de 2024.

Apesar do crescimento físico das exportações, a receita aumentou em ritmo mais lento devido à queda nos preços internacionais da soja em grão e do farelo. A oferta global elevada pressionou os preços, mesmo diante de uma demanda externa aquecida.

A China e o Sudeste Asiático foram os principais motores da expansão nas vendas externas de soja em grão, enquanto o farelo brasileiro ganhou espaço na União Europeia e no Leste Asiático.

Por outro lado, o óleo de soja teve desempenho mais fraco no comércio exterior. A forte demanda interna limitou a disponibilidade para exportação, reduzindo os embarques especialmente para a China e demais destinos secundários.

As perspectivas para a safra 2025/26 indicam possível reversão desse quadro de oferta abundante, com expectativa de redução na produção global. Essa mudança pode reequilibrar o mercado e sustentar os preços nos próximos trimestres.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7