CI

Álvaro Vasconcelos completa 30 anos de seleção na raça nelore

Para comemorar, eles realizam durante a Expoagro 2010, uma edição comemorativa do remate


Conhecidos por ofertarem em seus leilões somente animais puros de origem (P.O) e da mais alta qualidade genética, os criadores Álvaro Vasconcelos, Álvaro Filho e Artur Vasconcelos, promotores do Leilão Nelore AV, completam, em 2010, 30 anos de seleção do gado Nelore. Para comemorar, eles realizam durante a Exposição Agropecuária e Produtos Derivados de Alagoas (Expoagro 2010), uma edição comemorativa do remate, no dia 25 de outubro (segunda-feira), às 19h, no tattersal de elite do Parque da Pecuária.

Este ano, os promotores levarão a remate lotes de fêmeas e touros, além de novilhas nelore para recria. “No total, serão 45 lotes de animais, sendo todos eles puros de origem e criados a campo, exceto as fêmeas, que são gado de elite”, explicou o criador Álvaro Filho.

Ele acrescenta ainda que 25 lotes estão sendo preparados na Fazenda Val Paraíso, em Chã Preta/AL, de propriedade da família. “Já os outros 20 serão ofertados por convidados de renome na seleção de gado nelore, não somente de Alagoas como de outros Estados. Esta é uma das novidades da edição do leilão em 2010”, esclareceu Álvaro Vasconcelos.

A criação de nelore começou há mais de 30 anos, mas, oficialmente o primeiro registro da raça em sua propriedade aconteceu em abril de 1980. A escolha pelo nelore, explica o criador, se deu em função da adaptação, rusticidade e produtividade, sendo a raça considerada a melhor para a pecuária de corte para a as condições de Alagoas.

Segundo Álvaro Vasconcelos Filho, o Nelore AV foi o primeiro a sair de Alagoas para participar de exposições e leilões da raça em outros estados, a exemplo de Sergipe, após a reclassificação de Alagoas para zona de médio risco da febre aftosa.

A seleção que vem há 30 anos busca a qualidade genética a partir do investimento em tecnologias de reprodução, a exemplo da inseminação artificial, transferência de embrião e fertilização in vitro (FIV). “Procuramos sempre buscar o que existe de melhor na genética. Usamos os melhores reprodutores e as melhores matrizes, para que possamos obter êxito em nosso trabalho”, ressaltou Álvaro Vasconcelos Filho.

Prezando por uma genética de alta qualidade, a família promete levar a remate animais que passaram por um rigoroso processo de seleção. “Os melhores animais já foram selecionados e temos certeza que o leilão vai ser um sucesso”, completou o promotor.
As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.