CI

Alysson Paolinelli debaterá tendências para produção agropecuária no 1° Fórum ILPF

Ex-ministro será voz ativa em encontro que acontece entre 17 e 19 de agosto em Goiânia


Ex-ministro será voz ativa em encontro que acontece entre 17 e 19 de agosto em Goiânia. 1° Fórum ILPF surge como resposta ao aumento da demanda mundial por alimentos e energia de maneira conciliada e sustentável, e reunirá mais de 1.000 produtores rurais do Brasil e da América Latina

Com o tema “Integração Lavoura-Pecuária-Florestamento (ILPF) – Experiência, Resultados, Tendências – O Potencial dos Cerrados e a Recuperação das Imensas Áreas degradadas de Pastagens”, Alysson Paolinelli, produtor integrado, consultor de agronegócios e ex-ministro da agricultura será um dos destaques no I Fórum Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A palestra acontece no dia 17 de agosto a partir das 10h30.

Pioneiro e incentivador dos sistemas de produção integrados, Paolinelli será patrono do evento e possibilitará que tanto o pequeno quanto o médio e o grande agricultor conheçam mais sobre a integração agrossilvopastoril (produção agrícola, produção animal e floresta).

Semelhante à rotação de culturas, a técnica funciona a partir da sincronização das etapas de produção - o produtor concilia a pecuária bovina e a produção de grãos na mesma área de terra. No verão, planta-se milho ou soja e no inverno, o gado alimenta-se de forrageiras e pastagens. Dessa forma, o solo não fica ocioso durante o período de entressafra, quebra-se o ciclo de pragas e o produtor, além de diluir custos, garante resultados mais rentáveis com a diversificação de atividades e evita a degradação ambiental.

Outro detalhe é a preocupação com a manutenção das árvores de floresta espalhadas pela área para que produzam frutas, óleos e madeira, e ainda garantam conforto térmico para os animais de pastagem, principalmente em regiões extremamente quentes como o Centro-Oeste brasileiro. Com as novas alternativas, todos ganham: o produtor, que incorpora novas fontes de renda ao seu negócio; o País, que amplia suas condições de competitividade no mercado global; e o planeta, com a utilização racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.

Com uma programação ampla e eclética, o evento contará com casos de sucesso, palestras técnicas, debates, painéis, visita à propriedade-modelo e demonstrações da viabilidade econômica dos sistemas. O debate surge em um momento em que eficiência e baixo custo deixaram de ser os únicos atributos indispensáveis da produção de alimentos no século 21. A palavra de ordem agora é produzir bem, com lucratividade, mas sem dispensar a sustentabilidade.

Os fundamentos da Integração Lavoura – Pecuária – Floresta:

- Produção sustentável de alimentos e energia renovável
- Redução de impactos ambientais das atividades agrícolas
- Preservação de reservas florestais e matas ciliares
- Recuperação de áreas degradadas
- Aumento da produtividade das culturas
- Melhoria da eficiência dos insumos utilizados na produção
- Facilidade de certificação e rastreabilidade dos produtos agrícolas
- Geração de emprego, renda e melhores condições ao produtor rural

O I Fórum Integração Lavoura – Pecuária – Floresta é uma iniciativa da Probiz e da Editora Lua em parceria com a Embrapa e apoio da Sociedade Rural Brasileira, Revista Terraviva, Canal Terraviva e Agência Safras & Mercados. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.