CI

Amazontech apresenta tecnologias de criação do pirarucu

Estande mostra resultados de três anos de pesquisa sobre o cultivo do pescado em cativeiro


Estande mostra resultados de três anos de pesquisa sobre o cultivo do pescado em cativeiro

Macapá – Como parte da programação do Amazontech 2012, o Projeto Pirarucu apresentará novas tecnologias de criação do pescado. O estande destinado à iniciativa mostrará exemplares vivos e mostrará produtos derivados, como o couro do peixe, utilizado para fabricação de bolsas e acessórios, por exemplo.


A Praça do Pirarucu, como o local será batizado, vai expor ainda resultados preliminares de três anos de estudos do projeto em unidades de observação de reprodução e engorda que visam gerar e disseminar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do pescado na Amazônia.

Segundo o gestor do Projeto Pirarucu da Amazônia, do Sebrae no Amapá, Antônio Viana, o projeto contempla os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e promove a inovação e tecnologia nos criadouros. “Participaremos do Amazontech para apresentar o importante trabalho tecnológico realizado pelo Sebrae, além de um dos mais promissores produtos amazônicos para ser convertido em negócios locais, regional, nacional e internacional através do desenvolvimento da cadeia produtiva do pescado”, afirma Viana.

Desde 2007, o Projeto Pirarucu da Amazônia promove o cultivo da espécie ameaçada de extinção. A carne do animal tem enorme potencial de mercado, tanto no Brasil, quanto no exterior, de acordo com a pesquisa realizada pelo Sebrae em 2009.

Viana, explica que a alternativa para amenizar a pressão sobre os cardumes nativos e iniciar o povoamento dos rios pode ser o domínio de técnicas de reprodução e de engorda em cativeiro. “Nenhuma atividade econômica sobrevive sem o mercado consumidor e nesse sentido é necessário garantir fornecimento de produtos com qualidade, regularidade e ambientalmente corretos para esse pescado”, finaliza.


O Amazontech 2012 acontece no período de 13 a 17 de novembro, em Macapá. Projetado para um espaço de 45 mil m², o evento abrange a área do Complexo do Meio do Mundo, que envolve os espaços Monumento Marco Zero do Equador (Linha do equador), Escola Sambódromo de Artes Populares (Sambódromo) e a Cidade do Samba.

Inovação

O evento é uma realização do Sebrae, Governo do Estado do Amapá, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, (Embrapa) e Universidade Federal do Amapá, (Unifap). O Amazontech dissemina a inovação e tecnologia junto aos negócios que atuam na região Amazônica com estratégias de mercado, políticas públicas, responsabilidade socioambiental e educação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.