Amendoim: promissora fonte de diversificação da renda

Agronegócio

Amendoim: promissora fonte de diversificação da renda

Produto será tema de palestra no dia 12 de abril, na Tecnoshow Comigo
Por:
1037 acessos
As novas tecnologias para o cultivo de amendoim, o mercado do produto em Goiás e o histórico dessa produção no país serão abordados durante a palestra "Perspectiva para a produção de amendoim em Goiás"

A pesquisadora da Embrapa, Dra. Taís de Moraes Falleiro Suassuna, vem pesquisando mudanças tecnológicas que são estratégicas para esta cultura e mostrará, durante palestra no dia 12 de abril, que trata-se de uma promissora fonte de diversificação da renda agrícola. "Em Goiás o amendoim é cultivado em pequenas áreas, visando o abastecimento do mercado local, porém as produtividades obtidas nos últimos anos acompanharam o alto desempenho obtido nas regiões mais tecnificadas do país", ressalta.

A proximidade com as indústrias de alimentos que se concentram em São Paulo é mais uma característica positiva para o produtor que quer apostar nessa plantação, inclusive fazendo renovação de áreas como canaviais e pastagens. Novos cultivares, técnicas de manejo e mecanização do plantio à colheita, na etapa de produção; secagem artificial, entre outras novidades, serão apresentadas para que o expectador perceba essa promessa de bom mercado.

O amendoim no país

De acordo com Dra. Taís, o Brasil já foi um dos maiores produtores de óleo de amendoim e importante produtor de amendoim em casca, além da torta de amendoim, destinados aos mercados interno e externo. Porém, com a produção de óleo de soja em grande quantidade e a redução dos preços dos óleos de origem vegetal, somados a contaminação por aflatoxinas na torta, causou a perda de nichos importantes de mercado. Ela explica que as novas tecnologias na cadeia produtiva melhoraram a qualidade, acarretando melhora de venda.

O amendoim na Embrapa

A empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária vem desenvolvendo pesquisas e desenvolvendo cultivares de porte rasteiro, do tipo Runner, resistentes às doenças e com alto teor de ácido oléico, que serão testadas no Estado de Goiás nas próximas safras.

Também vem desenvolvendo a Produção Integrada de Amendoim, que faz parte de uma série de projetos promovidos pelo Sistema Agropecuário de Produção Integrada/ SAPI, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O objetivo é sistematizar a produção de maneira a garantir proteção ao meio ambiente, segurança alimentar, condições de trabalho, saúde humana e viabilidade econômica.

A pesquisadora

A palestrante Taís de Moraes Falleiro Suassuna possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Genética e Melhoramento pela mesma instituição (2004). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal e recursos genéticos de amendoim. Atua também em projetos de pesquisa e desenvolvimento, especialmente relacionados à segurança alimentar, prevenção e monitoramento de aflatoxinas.

TECNOSHOW COMIGO 2012
 
Local: CTC ? Rio Verde - GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Período: 9 a 13 de abril (segunda a sexta-feira)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Entrada: Gratuita
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
Twitter: @tecnoshowcomigo
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink