Amendoim e gergelim são apresentados como alternativas para o agronegócio em MT
CI
Imagem: Pixabay
AGRONEGÓCIO

Amendoim e gergelim são apresentados como alternativas para o agronegócio em MT

A Embrapa está presente nos eventos com estande institucional onde são apresentadas cultivares de amendoim e gergelim
Por:

As chamadas pulses, como feijões, grão-de-bico, lentilha e ervilha, e as colheitas especiais, como gergelim, amendoim, milho pipoca, entre outras, têm despertado o interesse dos produtores do Mato Grosso como alternativas para diversificar o sistema de produção. De 11 a 14 de abril, essas culturas estarão em destaque no Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais 2022 e no 1º Encontro Latino-americano de Amendoim e Gergelim, que estão sendo realizados simultaneamente, em Cuiabá, MT. A Embrapa está presente nos eventos com estande institucional onde são apresentadas cultivares de amendoim e gergelim, além de palestras com os profissionais da Unidade. 

Um dos destaques da Embrapa Algodão será a cultivar de gergelim BRS Morena, de película marrom avermelhada, direcionada ao mercado gourmet. Também serão apresentadas as cultivares de gergelim BRS Anahí, de película clara, sementes bem maiores que as disponíveis do mercado e adaptação à colheita mecanizada, e a BRS Seda, com sementes de coloração branca e sabor mais adocicado. As cultivares possuem teor de óleo de 50 a 52%.

Também serão apresentadas três cultivares de amendoim em fase de pré-lançamento – BRS 421 OL, BRS 423 OL e BRS 425 OL – destinadas ao consumo de mesa e à indústria de alimentos, com alto teor de ácido oleico (acima de 75%). As cultivares são aptas a produção em grande escala, em sistema mecanizado, apresentando alta produtividade e resistência a doenças.

Palestras

No dia 14, Nair Arriel, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Algodão ministra palestra sobre "Gergelim – avanços no melhoramento genético", a partir das 13h30; e o analista Fabiano Perina abordará o tema "Nematoides em gergelim: desafios e oportunidades", às 16h15.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.