CI

Análise química do solo é determinante para uma melhor produtividade

90% dos erros nos resultados decorrem da coleta inadequada


Fundamental para produção sustentável, a análise química de solos tornou-se uma importante ferramenta para produtores, técnicos e pesquisadores. O primeiro passo para a análise de solos é a amostragem, já que dela depende o sucesso do resultado, pois mais de 90% dos erros nos resultados das análises decorrem da coleta inadequada.


De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Ângelo Mendes, erros neste procedimento podem causar prejuízos ao agricultor. Ele diz ainda que a coleta pode ser feita em qualquer época do ano, mas o ideal é que as amostras sejam retiradas no mínimo 60 dias antes da adubação. Podendo também ser feita no início da estação seca, no caso de culturas anuais, e logo após a colheita, para culturas perenes.

A coleta pode ser realizada com pá, boca-de-lobo, trado ou enxada. Já as amostras, estas podem ser coletadas em vários pontos da área a ser cultivada, devendo colocadas em um balde plástico limpo e, em seguida, muito bem misturadas. Depois disso deve-se retirar, aproximadamente, 500 gramas de solo e armazenar em saco plástico limpo e etiquetado com identificação, e enviar ao laboratório que tenha certificação em programa de qualidade (os da Embrapa, por exemplo) para a realização da análise. De acordo com o pesquisador, quanto maior o número de amostras simples de uma área para formar a composta, mais preciso será o resultado da análise do solo. Ele explica ainda que as amostras compostas devem conter, no mínimo, dez amostras simples de cada área. Assim, a partir do resultado emitido pelo laboratório, o produtor fica sabendo como proceder a aplicação de calcário, para corrigir a acidez do solo, e de adubação, caso necessário.


Em Mato Grosso, o Acrimat em Ação, uma parceria estabelecida entre a Associação de Criadores do Mato Grosso e a empresa Biogénesis-Bagó, promove de março a junho, um total de 30 palestras sobre análise de solo, manejo sanitário bovino, entre outros. As palestras nos principais municípios são gratuitas e ministradas pelo gerente de relações institucionais da Biogénesis-Bagó, Sérgio Barros. Segundo ele, as análise química é o método mais utilizado para avaliar a fertilidade do solo e determinar as necessidades de nutrientes para as plantas. Isso porque a análise tem como objetivo identificar e corrigir os elementos considerados deficientes ou excessivos para uma determinada cultura, garantindo a fertilidade do solo.

O laboratório de análises da Empaer é considerado um dos melhores do Brasil, isso por oferecer serviços de qualidade garantida pela aferição periódica dos resultados, através do Programa de Controle de Qualidade de Análises de Solo (PAQLF), coordenado pela Embrapa Solos, do Rio de Janeiro. De forma que o agricultor ou pecuarista que desejar obter informações corretas sobre o tipo, quantidade de calcário e adubo a serem aplicados em cada gleba da sua propriedade, é necessário fazer a coleta de amostras de terra; sendo que pode ser consultado um técnico da Empaer que esteja mais próxima de seu município.
Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7