CI

Apesar de quebra, setor consegue manter produção de fécula em 2012

Segundo Cepea, totalizou 519,67 mil toneladas


A produção brasileira de fécula em 2012 foi praticamente igual à do ano anterior, totalizando 519,67 mil toneladas, segundo informações apuradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (Abam). Esse resultado, segundo pesquisadores do Cepea, surpreendeu agentes do setor, que estimavam produção bem inferior à registrada em 2011. Tal expectativa se baseava na redução de quase 8% da oferta de raiz de mandioca e no aumento da demanda por farinha no Centro-Sul, região que reponde pela quase totalidade da produção de fécula.  Para 2013, novamente, agentes estimam redução da oferta de fécula.
 
O preço médio da fécula de mandioca foi de R$ 1.344,98/t (a prazo) em 2012, 6% acima do verificado em de 2011, mas quando descontada a inflação, há também um empate em relação ao anterior. O Valor Bruto da Produção (VPB) da fécula de mandioca teve a mesma estabilidade, calculado pelo Cepea em R$ 698,94 milhões.
 
Esses dados fazem parte do censo das fecularias brasileiras, intitulado “Levantamento sobre o desempenho da indústria de fécula de mandioca no Brasil”, realizado pelo 9º ano consecutivo pelo Cepea com o apoio da Abam. Pesquisadores do Cepea enviaram questionários para as 73 fecularias em atividade no Brasil em 2012 (o que representa 100% do total), obtendo resposta de 83,5% das unidades até março/13. Para as empresas que não responderam, os dados sobre produção foram estimados pelo Cepea com base em informações sobre processamento de matéria-prima, dias de trabalho e rendimento médio de amido coletados semanalmente pelo Cepea junto a essas empresas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.