CI

Aplicação no sulco de plantio amplia eficiência dos biológicos

Parceria entre empresas vai atingir mais de 100 mil hectares tratados em menos de um ano


Foto: Divulgação

Uma parceria entre a empresa de biológicos Biotrop e a de tecnologia em equipamentos de aplicação no sulco, Orion Tecnologia e Sistemas Agrícolas, vai permitir aplicar os produtos de base biológica direto no sulco, o que garante mais ganhos em eficiência.

Por meio do programa de fidelidade Biopontos, os agricultores clientes tiveram acesso a condições comerciais diferenciadas para a compra dos equipamentos de aplicação. Em menos de um ano, a parceria teve grande adesão por parte dos produtores e, até o momento, já são mais de 50 mil hectares tratados aliando as duas tecnologias. 

São atendidos produtores de oito estados, com destaque para Goiás, São Paulo e Mato Grosso. De acordo com Ivan Grossi Nakamoto, e especialista de inteligência de mercado da Biotrop, já foram fechados mais 50 mil hectares até safra 2024, dentro da parceria. 

Existe uma série de fatores que precisam ser observados para que os bioinsumos possam expressar todo o seu potencial uma vez aplicados. Com a união das duas tecnologias as bactérias atingem o alvo perfeitamente ativas. “Com a aplicação de produtos biológicos e naturais com jato dirigido no sulco de plantio, o produtor se beneficia da precisão, condição, local, quantidade e momento correto que a prática permite, protegendo não só a semente, mas também o microambiente no qual ela é depositada”, diz Ricardo Rodrigues da Cunha, fundador e CEO da Orion.

Segundo ele, o uso da tecnologia de aplicação de produtos líquidos no sulco de plantio já é comum para algumas culturas, sendo muito utilizada em soja e milho. Entretanto para culturas como algodão, arroz, centeio, cevada, trigo, amendoim, batata, entre outras, o aumento da adoção tem acontecido de forma bastante intensa, nas últimas safras.

Para que a aplicação seja efetiva, entretanto, faz-se necessária uma especial atenção para alguns parâmetros, que interferem diretamente na ação dos produtos biológicos. “Estamos lidando com organismos vivos e sempre tivemos o devido cuidado com fatores como o pH da água, temperatura da calda e pressão de trabalho, que se mantidos nos padrões adequados e garantem o sucesso da operação”, ressalta Cunha.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.