CI

Após ouvir Emater/RS-Ascar, aluna desenvolve aplicativo para irrigação

Mestranda do curso de Desenvolvimento Rural desenvolveu um aplicativo com o objetivo de ajudar agricultores familiares no controle da irrigação


A mestranda do curso de Desenvolvimento Rural da Universidade de Cruz Alta (Unicruz), Taísa Belzarena Monteiro, desenvolveu um aplicativo para celular com o objetivo de ajudar agricultores familiares no controle da irrigação. A tecnologia é gratuita e dirigida a agricultores familiares. A novidade foi testada no campo, pela primeira vez, na manhã desta sexta-feira (07/12), em Salto do Jacuí, na propriedade do produtor de leite, Alexandre Guerreiro. "A demanda surgiu da Emater, que falou sobre a dificuldade que os agricultores têm de controlar a irrigação", contou Taísa. 

Com orientação do professor João Zamberlan, o aplicativo desenvolvido pela estudante informa o horário e a quantidade de água necessária para irrigar a pastagem. "É bem simples, tem apenas cinco telas", explicou Taísa. As informações cadastradas no aplicativo, no entanto, são fornecidas pelo tensiômetro, um equipamento utilizado para medir a umidade no solo.

Vantagens

Além de ser gratuito, o aplicativo desenvolvido pela estudante da Unicruz traz economia de água e de energia elétrica, pois otimiza o tempo de uso do motor elétrico, usado para colocar em funcionamento o sistema de irrigação. "Vai melhorar a eficiência da irrigação", disse o extensionista da Emater/RS-Ascar de Salto do Jacuí, Alan Pacífico Pereira.

Contudo, sabendo que nem todos os agricultores dispõem de um tensiômetro, os extensionistas da Emater/RS-Ascar seguem recomendando aos agricultores que fiquem atentos, quando o solo estiver secando rapidamente, é hora de irrigar.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.