CI

Aquaponia consorcia produção de peixes e hortaliças

Em média um ciclo de peixes rende seis de hortaliças


Um produtor do Distrito Federal está testando a técnica de aquaponia. A técnica une produção de peixes e hortaliças permitindo o aproveitamento da água na produção de peixes e das plantas sem o uso de insumos químicos. O sistema é ideal para pequenos locais mas Vitor Correa está fazendo em larga escala. 
 
O produtor conta que, ao começar a criação de peixes, preocupou-se com o gasto de água do sistema e procurou uma alternativa para fazer um uso mais racional do insumo. “Apesar de a propriedade estar na cabeceira do córrego, não temos muita disponibilidade de água. Já cheguei a ficar sem ter como fazer as trocas de água dos peixes”, afirma Correa.

O extensionista rural da Emater-DF, Adalmyr Borges, aponta que, entre as vantagens, está otimização do uso da água, podendo reaproveitar até 90%. Os nutrientes utilizados pelas plantas vem dos dejetos dos peixes. O ciclo das hortaliças fica mais rápido. Em média um ciclo de peixes para seis de hortaliças. 
 
Segundo o produtor a desvantagem é a dependência de energia, pois como o sistema precisa das bombas para manter o fluxo da água, o gasto é considerável. “Já estamos acompanhando propriedades que usam placas de energia fotovoltaica”, afirma.

O cultivo está sendo em sistema de floating, onde as hortaliças ficam em uma estrutura que boia nos tanques de produção. O estudo já dura cinco anos e a ideia é implantar em escala comercial.
 
** Com informações da Emater-DF

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.