CI

Área colhida de soja chega a 98% e a de milho a 95%

A venda da soja já chega a 64% da produção


Uma estimativa divulgada pela consultoria agrícola Datagro indicou que a área colhida de soja e milho na safra 2017/18 já chegou a 98% e 95%, respectivamente. Com esses números, a colheita já está sendo considerada virtualmente encerrada pelos especialistas.  

Os números de colheita e comercialização da soja estão aumentando em relação aos últimos anos. Segundo o analista de grãos da Datagro, Flávio Roberto de França Júnior, a venda da oleaginosa já chega a 64% do que foi colhido, percentual superior ao que foi observado no ano passado, quando foram comercializados 52% da produção até maio. Ao todo, a safra de soja deve contabilizar um total de 116,768 milhões de toneladas colhidas em 2018, 2% a mais do que no ano passado. 

“O avanço foi de expressivos 10% sobre o relatório anterior, bem acima do crescimento normal de 6% para o período. A boa e extemporânea elevação dos preços durante abril foi o motivo central para o disparo de volumosas negociações”, afirma o analista. 

Já a retirada de milho das lavouras está atrasada em relação a última safra. França Junior lembra que no ano passado a primeira safra de milho já tinha chegado a 99% de área colhida, 4% a menos que no mesmo período de 2018, queda que também é sentida na comercialização do cereal que não passa dos 27%, 10% abaixo da média dos últimos cinco anos para o mês de maio. A expectativa é de que a produção da primeira safra de milho do ano chegue a 26,010 milhões de toneladas, queda de 16% ante o resultado da temporada 2016/17. 

Contudo, no caso da safrinha, as vendas contabilizaram 32% da produção esperada, um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2017, porém abaixo da média dos últimos cinco anos, que fechou em 40%. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.