CI

Área de arroz deve crescer 12%

Em âmbito internacional há projeção de crescimento da área e produção mundial


Foto: Eliza Maliszewski

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que na safra 20/21 a área de arroz deve expandir em 12%. Entre a safra 19/20 e 20/21 a área caiu 40,9% e no Rio Grande do Sul que produz 70% do arroz brasileiro a queda foi de 17%. Essa redução de área é resultado principalmente da baixa rentabilidade do setor produtivo entre as safras 17/18 e 18/19, principalmente ao se comparar com a cultura concorrente da soja.

Nesta safra foram colhidas 11,1 milhões de toneladas. Com mercado e exportações aquecidas os estoques de passagem atingiram os menores patamares das últimas 4 safras, reflexo da retração da oferta nacional. A produção da próxima safra deve alcançar 12 milhões de toneladas, uma alta de 7,2%. A produtividade deve ser menor, ficando em queda de 4,3%, uma vez que nesta safra as condições climáticas foram muito favoráveis. O preço para a entrada de safra, em março de 2021, é de R$ 56,84 a saca.

O Brasil acumulou, nos quatro primeiros meses de comercialização (março à junho) da safra 19/20, 799,7 mil toneladas exportadas e 318,1 mil toneladas importadas. A estimativa para o encerramento da comercialização é de superávit de 400 mil toneladas. 

Em âmbito internacional há projeção de crescimento da área e produção mundial, com destaque para o incremento na produção da Índia e Estados Unidos. A safra norte-americana deve ter aumento de área de 16% e incremento de 18% na produção. Na Índia o alto índice pluviométrico nas estações da monções deverá refletir em ampliação da produção.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.