Área plantada de algodão cresce no MT
Este incremento na área cultivada foi impulsionado pela redução no custo de produção
De acordo com o último relatório divulgado pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a área plantada de algodão em Mato Grosso atingiu a marca estimada de 1,441 milhão de hectares para a safra 2023/24, representando um aumento de 2,51% em relação à última estimativa e de 19,78% em comparação com a safra anterior de 2022/23.
Este incremento na área cultivada foi impulsionado, principalmente, pela redução no custo de produção da cotonicultura e pela maior competitividade da fibra em relação ao milho, fatores que incentivaram os produtores a expandirem suas plantações de algodão.
Quanto à produtividade, o relatório prevê um rendimento médio de 291,152 arrobas por hectare para a temporada, o que representa uma diminuição de 6,42% em comparação com o ciclo passado. No entanto, há fatores ainda incertos que podem influenciar na produtividade final da temporada, como os impactos reais das incidências de pragas e doenças nas lavouras.
Considerando o aumento na área plantada e a expectativa da produtividade média para o ciclo, a produção de algodão em caroço em Mato Grosso está estimada em 6,292 milhões de toneladas, um volume 12,08% superior ao registrado na safra anterior de 2022/23.