Argentina tem pecuária certificada com carbono negativo
CI
Imagem: Pixabay
MUNDO

Argentina tem pecuária certificada com carbono negativo

Os valores negativos representam a quantidade de Kg de CO2e capturado acima das emissões do sistema de produção
Por: -Leonardo Gottems

A holding agro-pecuária argentina Juramento certificou, por meio da SGS, líder mundial em verificação de emissões de gases de efeito estufa e com larga experiência internacional em projetos de mudanças climáticas, que a Pegada de Carbono de seu processo de produção de carne bovina para seus canais de comercialização Cabaña Juramento e Frigorífico Bermejo é negativo. De acordo com o Clarín, isso significa que as áreas verdes de seus campos captam maior quantidade de CO2 do que o emitido por seu sistema de produção. 

Para tanto, foi aplicada a pegada de carbono do produto ISO 14067: 2018, sendo a SGS SA (Société Générale de Surveillance) a certificadora responsável por realizar o processo de verificação que a Norma estabelece. O processo de verificação foi realizado calculando de forma eficaz, transparente e independente a pegada de carbono do produto medida em massa de CO2 equivalente (CO2e). 

A quantificação da Pegada de Carbono para a carne em 2020 gerou os seguintes resultados: 

-4.6693 kg negativos de CO2e / kg de peso vivo de bovinos produzidos nos campos de Juramento. 

-5.2055 Kg negativos de CO2e / Kg de carne não embalada, produzidos no Frigorífico Bermejo. 

-5.1870 Kg negativos de CO2e / Kg de carne embalada produzida no Frigorífico Bermejo. 

Os valores negativos representam a quantidade de Kg de CO2e capturado acima das emissões do sistema de produção. Em outras palavras, mais CO2e é removido do que emitido. Com esse processo de verificação da Pegada de Carbono do produto cárneo, clientes e consumidores podem ter garantias de que a Cabaña Juramento e o Frigorífico Bermejo estão aplicando padrões de produção que contribuem para uma economia de baixo carbono. Posicionando a Juramento como a primeira empresa a produzir carne com Pegada de Carbono negativa na Argentina. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.