CI

Armazenagem de grãos na propriedade foi foco de evento técnico em Paim Filho

Evento teve cerca de 130 participantes


Em quatro estações técnicas os cerca de 130 participantes do Dia de Campo Microrregional de Armazenagem de Grãos puderam conferir informações sobre armazenagem na pequena propriedade, conservação de solo e embelezamento da propriedade. O Dia de Campo foi realizado nesta quinta-feira (11/05), no município de Paim Filho, na propriedade de Albino e Marlo Zuznazzi. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura de Paim Filho.

Vantagens da armazenagem de grãos na propriedade foi o tema da estação apresentada pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, João Renato Dall?Agnol. Entre as vantagens apresentas a qualidade dos grãos, a redução de taxas de secagem e armazenagem, a extinção da necessidade de frete, a fácil construção e o baixo custo. Também sobre armazenagem foi a estação defendida pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Luciano Bruch, que falou sobre elaboração de projetos de armazenagem. "Não tenham pressa. Visitem produtores que já tenham e conversem com os técnicos da Emater de seus municípios, para tomarem a decisão mais adequada para as suas realidades", disse. 

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Amauri Pivotto, conversou com os agricultores sobre conservação de solo. Ele destacou a necessidade de conservar a água no solo e de ter algumas ações como realizar o plantio em contorno, o processo colher-semear, evitando solo descoberto, e, se necessário, a construção de terraços. 

A quarta estação, apresentada pela extensionista social da Emater/RS-Ascar, Mara Carpees, abordou o embelezamento das propriedades, saneamento e cuidados com o lixo. Mara salientou para a relação entre os cuidados com o saneamento e os reflexos disso na saúde. Juntamente com ela estavam as proprietárias Osmari e Femerinda Zuanazzi, que mostraram a organização da propriedade, além da horta, do jardim e do pomar.

A família, que abriu as porteiras para o Dia de Campo, tem em sua história a marca da sucessão familiar. "A sucessão está presente na propriedade há três gerações", disse o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Paim Filho, Marcos Galeti. A propriedade, com 55 hectares, tem como principais atividades a produção de grãos, bovinocultura de leite e suínos. 

Há cerca de um ano, foram construídos dois silos de armazenagem modelo Emater, com capacidade de 1.500 sacos cada silo na propriedade dos Zuanazzi. "Nós nos sentimos honrados, servindo de exemplo. Espero que as pessoas se motivem. Estamos satisfeitos com os silos e acreditamos que é um investimento que se paga muito rapidamente", disse o jovem Marlo Zuanazzi.

De acordo com o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, as ações da Instituição na região estão focadas em geração de renda e, consequentemente, a sucessão familiar. "Só acontece sucessão onde há renda", disse. Ele destacou o trabalho em armazenagem nas pequenas propriedades como tecnologia que garante qualidade dos grãos e equilíbrio nos preços. 

Para o prefeito de Paim Filho, Ediomar Brezolin, o evento foi muito qualificado. "A Emater é de extrema importância para nosso município. O fortalecimento da área técnica, seja na Emater ou na secretaria da Agricultura, permite um atendimento melhor aos produtores e otimizar as propriedades", avaliou. Ele salientou ainda a importância de ações em educação ambiental, fazendo uma agricultura sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.