ARROZ: safra atrasada e o clima é o culpado
Chuvas e acamamento de plantas dificultam colheita
Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita de arroz apresenta cenários distintos em diferentes regiões do Brasil. Enquanto alguns estados enfrentam desafios climáticos que impactam a produtividade, outros registram avanços significativos e boa qualidade dos grãos.
No Rio Grande do Sul, as chuvas dificultaram o processo de colheita e causaram acamamento de plantas em vários setores, especialmente na região Central do estado. Apesar desses contratempos, a produtividade e a qualidade dos grãos ainda são consideradas satisfatórias.
Em contraste, em Santa Catarina, a colheita de arroz mostra um avanço significativo, com a qualidade dos grãos sendo descrita como muito boa. Embora as chuvas recentes trouxeram limitações no avanço das operações também.
No Norte do país, a colheita já foi concluída em algumas áreas. No Maranhão, o processo de colheita continua avançando nas regiões Central, Sul e Oeste.
Em Goiás, as chuvas recentes apresentaram um duplo efeito. Enquanto desaceleraram a colheita nas áreas de tabuleiros, beneficiaram as lavouras de sequeiro que estão em fase reprodutiva, bem como aquelas sob irrigação por pivôs centrais.
Tocantins também mostra um progresso significativo, com a colheita alcançando 65% da área total. Esse avanço é essencial para a logística e o planejamento agrícola da região.
Por fim, no Mato Grosso, mais da metade das áreas de arroz já foram colhidas. O volume de chuvas na região tem sido benéfico para o desenvolvimento das plantas, proporcionando um ambiente favorável para alcançar uma boa produtividade.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 08 a 14 de abril de 2024.
Percentual da área semeada nacional: 100%
Fonte: Conab
A colheita avança em pelo menos 52,9% das áreas monitoradas pela Conab. Porém nota-se que ao longo das próximas semanas a colheita deve ganhar mais ritmo, visto que 39% das lavouras estão em maturação.
Considerando os seis estados avaliados pela Conab, houve um avanço de 8.9% na colheita, em relação à semana anterior (de 24% para 32.9%), contrastando com os 50.7% do mesmo período na safra anterior.
Fonte: Conab. Elaboração: Agrotempo.
Progresso da colheita
- Tocantins: 65% (+5% em relação à semana passada; -5% em comparação com a safra anterior).
- Maranhão: 7% (+1% em relação à semana passada; +1% em comparação com a safra anterior).
- Mato Grosso: 56.2% (+17.1% em relação à semana passada; +9.4% em comparação com a safra anterior).
- Goiás: 60% (+15% em relação à semana passada; -28% em comparação com a safra anterior).
- Santa Catarina: 84% (+3% em relação à semana passada; +5% em comparação com a safra anterior).
- Rio Grande do Sul: 51% (+11% em relação à semana passada; -29% em comparação com a safra anterior).