CI

Arroz Dourado: um dos projetos mais importantes do século

Mais de 1.000 projetos foram considerados por um grupo de 400 líderes mundiais


O Project Management Institute (PMI) reconheceu o projeto humanitário do Arrroz Dourado como um dos mais influentes nos últimos 50 anos, tornando-se o único projeto de biotecnologia baseado em plantas na lista de homenageados.  A lista dos projetos mais influentes faz parte da comemoração dos 50 anos do PMI e tem como objetivo reconhecer o trabalho do projeto em todo o mundo e aumentar a conscientização sobre seus resultados positivos. 

Mais de 1.000 projetos foram considerados por um grupo de 400 líderes mundiais em gerenciamento de projetos, além de acadêmicos e especialistas do setor, que selecionaram os 50 projetos mais influentes. O PMI destaca que a tecnologia de desenvolvimento do Arroz Dourado foi doada em 2000 por seus inventores, Prof. Ingo Potrykus e Peter Beyer, com o objetivo de ajudar países pobres sem recursos e ser capaz de lutar contra uma preocupação global como deficiência de vitamina A em certas regiões. 

Até o momento, o Golden Rice foi declarado seguro na Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos. O Arroz Dourado é uma variedade de arroz geneticamente modificado com um teor mais alto de beta-caroteno, um carotenóide que no corpo humano é transformado em Vitamina A. 

Essa cultura é fundamental nos países mais pobres do mundo, onde a dieta básica é o arroz. Com o arroz dourado, a deficiência dessa vitamina pode ser evitada, o que causa a perda de visão de 500.000 crianças por ano.  O PMI reconhece o valor desse desenvolvimento e destaca que é uma variedade sem patentes, é um projeto sem fins lucrativos no qual pessoas e organizações envolvidas no seu desenvolvimento não têm interesse econômico em seu cultivo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.