CI

As plantações podem controlar ervas-daninhas?

“Nossos resultados permitem que a agricultura seja realizada de forma muito mais sustentável"


Foto: Germani Concenço

Na agricultura convencional, os herbicidas mais utilizados para o controle de ervas daninhas impactam negativamente o meio ambiente. Por outro lado, os agricultores orgânicos usam máquinas para combater o crescimento indesejado. 

Essas máquinas consomem combustível e produzem CO2, enquanto seus pneus compactam o solo e danificam sua estrutura. Os resultados de uma nova pesquisa do Departamento de Ciências Vegetais e Ambientais da Universidade de Copenhagen relatam que as ervas daninhas teriam dificuldade em competir com culturas como milho, grãos e feijão se os agricultores modificassem seus padrões de plantio. 

“Nossos resultados mostram que o controle de ervas daninhas no campo é favorecido pelo abandono das técnicas tradicionais de semeadura. Os agricultores de todo o mundo geralmente plantam suas safras em fileiras. Nossos estudos com trigo e milho mostram que o plantio mais rígido em padrões de grade suprime o crescimento de ervas daninhas. Isso proporciona uma colheita mais alta em campos sujeitos a grandes quantidades de ervas daninhas ”, diz o professor Jacob Weiner, ecologista de plantas da Universidade de Copenhagen. 

Estudos de pesquisa conduzidos em campos de trigo dinamarqueses, junto com estudos recentes em campos de milho colombianos, demonstram que os padrões de plantio modificados e espaçamentos de cultivo mais próximos resultam em uma redução na biomassa total de ervas daninhas. A quantidade de ervas daninhas foi reduzida consideravelmente, até 72%, enquanto a produção de grãos aumentou em mais de 45% nos campos fortemente infestados de ervas daninhas. O truque é aumentar a competição entre as culturas e as ervas daninhas e usar a vantagem da cultura para obter uma grande vantagem competitiva sobre as ervas daninhas vizinhas. 

“Nossos resultados permitem que a agricultura seja realizada de forma muito mais sustentável e, ao mesmo tempo, mantenha uma alta produção de grãos. Isso requer novas tecnologias acessíveis para serem proativas nos campos dos agricultores. Podemos desenvolver métodos para superar as  ervas daninhas  ainda mais se você aprender mais sobre como as plantas interagem”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.