CI

Associação vai para China prospectar novos mercados para a carne brasileira

A expectativa é de um aumento de no mínimo 10% do mercado


Foto: Divulgação

O mercado chinês representa hoje a maior fatia de exportação da carne angus brasileira, aproximadamente 81% dos 1.88 mil toneladas enviadas em 2022. Com o objetivo de aumentar este volume, a Associação Brasileira de Angus, através do Programa Carne Angus Certificada está essa semana na SIAL, maior feira do setor de alimentos do mundo, que acontece em Xangai, na China.

Ana Doralina Menezes, gerente nacional do programa, comemora a oportunidade. “A expectativa é a melhor possível já que a feira não acontece desde 2019, temos um público ansioso esperando o retorno presencial, a China é o maior comprador de carne bovina do Brasil, e da nossa carne angus. Temos um grande potencial de atingirmos patamares ainda maiores do que já alcançamos ano passado com o volume recorde”.

A Carne Angus Certificada atingiu novo recorde de exportação no ano de 2022, e representou um volume 102% superior ao consolidado em 2021, quando os embarques somaram 934,01 toneladas.

Na série histórica do Programa, que completa 20 anos neste ano de 2023, o país asiático representa quase 50% de tudo o que já foi enviado de carne Angus pelo Brasil. “Isso nos mostra que os chineses provaram e aprovaram nosso produto. Temos uma expectativa de aumentar em até 10% este volume”, afirma a gerente nacional.

Atualmente os cortes que o mercado chines mais procura são o filé mignon, filé de costela, coração de alcatra, lagarto e acém. “Estamos buscando um mercado consumidor premium de food servisse, e redes de varejo premium também. Porém, nos chama atenção o início dos embarques de cortes diferenciados como entranha, e produtos industrializados como linguiça e hambúrguer”, pondera Ana Doralina.

Entre os frigoríficos parceiros que estarão presentes na feira estarão o Frigorífico Marfrig, Silva, Minerva e Frigol. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.