Ataque de amarelão causa forte prejuízo para citricultores paulistas

Agronegócio

Ataque de amarelão causa forte prejuízo para citricultores paulistas

Produtores de laranja paulistas reclamam de prejuízo com a erradicação dos pomares atingidos pela doença
Por:
509 acessos

Os pomares de laranja do centro do Estado de São Paulo foram os mais atingidos pelo amarelão no primeiro semestre deste ano. Os produtores reclamam de prejuízo com a erradicação dos pomares.

Pés que seriam colhido em dois meses vão abaixo. A guerra contra o amarelão, chamado de greening em inglês, não pode esperar. Só em uma das propriedades da região devem ser erradicadas quatro mil plantas este ano. São 25% a mais em relação a 2008.

Desde quando a doença apareceu pela região foram derrubados 15 mil pés. A produção diminuiu e os gastos aumentaram. “Entre inspeção, combustível para os veículos, defensivos e pulverizações quinzenas foi algo em torno de 40%”, calculou o agricultor Luís Eduardo Paulino.

Só no primeiro semestre deste ano foram erradicados no Estado de São Paulo dois milhões de pés. São 150% a mais do que nos seis primeiros meses de 2008. De cada três plantas arrancadas, uma foi na região de Araraquara, onde está a maior concentração da doença. Essa é uma conta que fica para o produtor. Não há seguro agrícola que amenize esse tipo de prejuízo.

O citricultor é responsável pela inspeção e pela erradicação. Ele precisa apresentar um relatório informando o estágio da doença na propriedade. O Fundecitrus está no campo auxiliando a fiscalização. O gerente técnico diz que as plantas precisam ser arrancadas logo quando aparecerem os primeiros sintomas.

“É uma doença causada por uma bactéria que causa o entupimento nos vasos da planta. Então, há um reflexo na folhas. As folhas começam a perder a coloração. Vão ficando com um tom amarelado. Os frutos também ficam deformados, miúdos de caem”, explicou Cícero Massari, gerente técnico do Fundecitrus.

O governo paulista estuda a criação de um seguro para proteger os citricultores dos prejuízos causados pelo amarelão.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink