CI

Ataque de amarelão causa forte prejuízo para citricultores paulistas

Produtores de laranja paulistas reclamam de prejuízo com a erradicação dos pomares atingidos pela doença


Os pomares de laranja do centro do Estado de São Paulo foram os mais atingidos pelo amarelão no primeiro semestre deste ano. Os produtores reclamam de prejuízo com a erradicação dos pomares.

Pés que seriam colhido em dois meses vão abaixo. A guerra contra o amarelão, chamado de greening em inglês, não pode esperar. Só em uma das propriedades da região devem ser erradicadas quatro mil plantas este ano. São 25% a mais em relação a 2008.

Desde quando a doença apareceu pela região foram derrubados 15 mil pés. A produção diminuiu e os gastos aumentaram. “Entre inspeção, combustível para os veículos, defensivos e pulverizações quinzenas foi algo em torno de 40%”, calculou o agricultor Luís Eduardo Paulino.

Só no primeiro semestre deste ano foram erradicados no Estado de São Paulo dois milhões de pés. São 150% a mais do que nos seis primeiros meses de 2008. De cada três plantas arrancadas, uma foi na região de Araraquara, onde está a maior concentração da doença. Essa é uma conta que fica para o produtor. Não há seguro agrícola que amenize esse tipo de prejuízo.

O citricultor é responsável pela inspeção e pela erradicação. Ele precisa apresentar um relatório informando o estágio da doença na propriedade. O Fundecitrus está no campo auxiliando a fiscalização. O gerente técnico diz que as plantas precisam ser arrancadas logo quando aparecerem os primeiros sintomas.

“É uma doença causada por uma bactéria que causa o entupimento nos vasos da planta. Então, há um reflexo na folhas. As folhas começam a perder a coloração. Vão ficando com um tom amarelado. Os frutos também ficam deformados, miúdos de caem”, explicou Cícero Massari, gerente técnico do Fundecitrus.

O governo paulista estuda a criação de um seguro para proteger os citricultores dos prejuízos causados pelo amarelão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.