CI

Australianos investigarão trigo tolerante ao calor

“Nos últimos anos, temos visto um aumento nas ondas de calor induzidas pelo aquecimento global"


Aumento das ondas de calor prejudica desenvolvimento do cereal Aumento das ondas de calor prejudica desenvolvimento do cereal - Foto: Canva

A Grains Research & Development Corp. (GRDC), a Universidade Nacional Australiana (ANU) e outros parceiros da indústria anunciaram recentemente um investimento de 1,9 milhão de dólares em pesquisa para acelerar o desenvolvimento de culturas resistentes ao clima. O investimento de três anos centrar-se-á no desenvolvimento da genética do trigo tolerante ao calor, bem como na determinação do que torna uma cultura de trigo capaz de sobreviver, crescer e produzir rendimentos sob condições de alta temperatura.

O professor Owen Atkin, diretor do Instituto de Inovação Agroalimentar da ANU, disse que o aumento das temperaturas globais já está a ter um impacto no rendimento das colheitas em regiões críticas de produção de alimentos, tanto na Austrália como no estrangeiro.

“Nos últimos anos, temos visto um aumento nas ondas de calor induzidas pelo aquecimento global, que impactaram a produção de trigo na Austrália e no mundo”, disse Atkin. “Prevê-se que cada aumento de um grau na temperatura média global resulte numa diminuição de 6% a 10% na produção de trigo. Isto é extremamente preocupante dada a necessidade premente de aumentar a produtividade agrícola da Austrália em linha com uma população global crescente.”

Prameela Vanambathina, gerente de tecnologias genéticas do GRDC, disse que, embora os criadores estejam fazendo um bom trabalho na produção de germoplasma de trigo mais tolerante ao calor, ainda há questões sem resposta sobre a troca de carbono nas folhas que poderiam acelerar os resultados.

“A troca de carbono nas folhas refere-se à combinação de dois processos principais: fotossíntese (absorver dióxido de carbono do ar e usar a luz solar para transformá-lo em alimento para a planta) e respiração (usar esse alimento para apoiar o crescimento da planta e, ao mesmo tempo, liberar dióxido de carbono de volta para a atmosfera)”, disse Vanambathina. “Sabemos que as altas temperaturas aceleram o desenvolvimento do trigo, inibem o desenvolvimento das flores e reduzem a eficiência da fotossíntese, prejudicando o crescimento da planta e reduzindo a produtividade.”
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7