CI

Avaliação técnica indica metas para enfrentar o clima

“As estratégias de adaptação e mitigação estão interrelacionadas"


“As estratégias de adaptação e mitigação estão interrelacionadas" “As estratégias de adaptação e mitigação estão interrelacionadas" - Foto: Pixabay

A mudança do clima já altera de forma evidente as condições de produção no campo brasileiro. Segundo o engenheiro agrônomo Kleber Santos, informações de organismos internacionais e nacionais confirmam que eventos extremos têm causado prejuízos crescentes à agropecuária.

Dados do Adaptabrasil mostram perdas de R$ 260 bilhões na última década, com R$ 57,4 bilhões apenas em 2022 por causa da seca. Esses impactos atingem produtividade, aceleram a ocorrência de pragas e doenças, ampliam áreas degradadas e comprometem a segurança alimentar.

Santos destaca que esse quadro impulsionou políticas públicas como o Plano Clima, em elaboração para orientar ações de adaptação e mitigação até 2050. Ele relembra que o setor já avançava desde o Plano ABC, criado em 2010, e que o Plano ABC+ consolidou novas bases estratégicas ao integrar sistemas produtivos e ambientes naturais.

No Plano Clima, o plano setorial de adaptação para agricultura e pecuária estabelece metas para ampliar sistemas sustentáveis, fortalecer o monitoramento meteorológico, expandir o seguro rural, aprimorar o zoneamento climático, aumentar a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, fortalecer pesquisa e inovação e ampliar a diversidade genética adaptada. A forte participação do setor na consulta pública reforça a urgência de apoiar modelos produtivos resilientes.

“As estratégias de adaptação e mitigação estão interrelacionadas, sendo que vivemos tempos que urgem apoiar sistemas de produção agropecuária com produtividade e qualidade visando minimizar os impactos! Assim, como parte da solução, a agropecuária tem papel essencial no combate às mudanças climáticas. O que demanda apoio efetivo em políticas públicas até mesmo para minimizar os riscos advindos das intempéries, além de garantir a base da segurança alimentar e nutricional da população!”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7