Avicultura: Cuidados com a produção no verão e o uso de eletrólitos
Eletrólitos são utilizados sempre que os animais estiverem em situação de estresse
Nas criações de frangos de corte, frisa Pocai, normalmente ocorrem agentes estressores tais como: doenças, vacinações, instalações inadequadas, ventilação deficiente, densidades populacionais elevadas e variações na temperatura e umidade ambiente.
Via água
Segundo destaca Pocai, atualmente é inteligente o uso estratégico da suplementação via água de bebida dos eletrólitos efervescentes, como os oferecidos pela Sanex. “Em um período de estresse calórico podemos garantir o bom desempenho de um lote de frangos de corte”, frisa.
A prática da suplementação hidroeletrolítica ocorre para atender pontualmente a necessidade dos animais de produção como aves, suínos e bovinos. “Os eletrólitos fazem com que os animais ingiram mais água e, consequentemente, mais ração. Isso resultará na melhora do ganho de peso, homogeneidade do lote, melhora do desempenho zootécnico dos animais e no ganho econômico dos produtores”. Contudo ele alerta que o uso dos eletrólitos não substitui a ração, pois nela os níveis diários exigidos pelos animais já estão balanceados.
A avicultura é hoje um dos setores mais modernizados no que diz respeito à produção de proteína animal no Brasil e por isso demanda medidas e produtos tecnicamente desenvolvidos para atender as exigências pontuais. E por isso foram desenvolvidos os Eletrólitos e Vitaminas Efervescentes Sanex administrados via água. Os produtos estão de acordo com os critérios de segurança exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com matérias primas de alta qualidade para atender a necessidade exigida pelo mercado.
Eletrólitos em números:
Dados referentes ao consumo de ração (CR), ganho de peso (GP), conversão alimentar (CA) e consumo de água (H2O) de frangos de corte no período de 1 a 7 dias:
CR (g) 129,11 GP (g) 102,47 a CA (g:g) 1,2564 H2O (ml) 257,29
CR (g) 126,00 GP (g) 98,22 b CA (g:g) 1,2932 H2O (ml) 249,31
Eletrólito pode ser definido como uma substância química, que se dissocia nos seus constituintes iônicos, tendo como função fisiológica principal a manutenção do equilíbrio ácido-base corporal.
O sódio (Na+), o potássio (K+) e o cloro (Cl-) são íons fundamentais na manutenção da pressão osmótica e equilíbrio ácido-base dos líquidos corporais.