CI

Avicultura tem como aliada a biotecnologia para superar desafios sanitários e econômicos

“A vacinologia aviária é o campo onde surgem os maiores avanços e se exigem as melhores estratégias diante da precocidade e a velocidade do desenvolvimento das aves hoje em dia " afirma Luiz Felipe Caron


No momento decisivo em que atravessa a economia mundial e seus reflexos na cadeia de alimentos, as tecnologias que asseguram menores custos e melhor desempenho aparecem como fortes aliados da cadeia produtiva de carnes. Uma das áreas que mais se desenvolveu nos últimos anos foi a da prevenção, ou seja, as vacinas, afirmam os pesquisadores e especialistas em sanidade avícola. “A precocidade e velocidade do desenvolvimento das aves, aliadas ao limite no qual os animais desempenham seu potencial zootécnico, faz com que pequenas diferenças nos protocolos de vacinas resultem em maior ou menor resultado” afirma o especialista Luiz Felipe Caron.

O tema “O que há de Novo na Imunoprofilaxia?” será apresentado pelo professor de Microbiologia Veterinária e Vacinologia Veterinária da UFPR, Luiz Felipe Caron, durante o 21º Congresso Brasileiro de Avicultura, que será realizado em Porto Alegre, RS, de 25 a 28 de maio de 2009, no Centro de Eventos da FIERGS.

As últimas novidades e tecnologias disponíveis no mercado, assim como a eficiência diante das doenças já conhecidas e outras que assombram o mundo como Influenza Aviária, Doença Newcastle e uma série de zoonoses emergentes serão debatidas durante o Congresso Brasileiro de Avicultura e Conferência FACTA2009, que este ano se unem a uma feira de negócios que vai reunir as principais empresas do setor de nutrição, sanidade, equipamentos para a avicultura .

Segundo Caron, a área de vacinologia veterinária, que surgiu como uma nova ciência, demandando conhecimentos específicos de imunologia e microbiologia principalmente é um importante aliado do setor produtivo, pois tem impacto econômico direto: “Nós buscamos esclarecer qual o melhor momento de vacinação, o melhor produto e as interações entre os diferentes antígenos e o indivíduo vacinado. Por isto mesmo entre as diferentes especialidades da Medicina Veterinária, a vacinologia aviária é o campo onde surgem os maiores avanços e se exigem as melhores estratégias”, esclarece o pesquisador.

A palestra “O que há de Novo na Imunoprofilaxia?” será apresentada no dia 28 de maio no Auditório 1 da Fiergs e faz parte da programação da Conferência FACTA2009. Haverá ainda uma Plenária sobre “Desafios Atuais da Sanidade Avícola” que vai contar com palestras do Dr. Alberto Back do laboratório Mercolab de Cascavel - PR, sobre “Frango de Corte e Perus”; Paul McMullin do Poultry Health Centre, Inglaterra, sobre “Poedeiras Comerciais”. Serão abordados ainda temas como “Zoonoses Emergentes” com o Dr. Paulo Lourenço da Silva da UFU de Uberlândia, MG; “Monitoria para Influenza Aviária em Aves Migratórias” com o Dr. Edson Durigon do ICB, USP de São Paulo, SP.

Vacinação precoce

Luiz Felipe Caron afirma que hoje a prevenção é feita de diversas formas até pouco tempo pouco desconhecidas como a vacinação antes mesmo da ave nascer . “A possibilidade de vacinação “in ovo”, que não é necessariamente uma inovação, pode mostrar diferentes efeitos comparada ao uso convencional de vacinas. Hoje as diferentes vias de administração e a melhor compreensão de efeitos como memória e tolerância imunológica, tem permitido o desenvolvimento de novos produtos, utilizando-se ferramentas biotecnológicas e novos processos de manufatura” finaliza o professor de Microbiologia Veterinária e Vacinologia Veterinária da UFPR.

O 21º Congresso Brasileiro de Avicultura , realizado pela UBA – União Brasileira de Avicultura , ABEF – Associação Brasileira de Exportadores de Frango , FACTA – Fundação Apinco de Tecnologias Avícolas e Fiergs – Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul vai apresentar as últimas novidades do setor produtivo e tendências mundiais de consumo e comercialização de carne de frango e derivados . Mais informações no site www.congressoaviculturabrasil.com.br . As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7