CI

BA: chuvas causam danos ao setor cacaueiro

Em Ilhéus a sede da Ceplac está isolada


Foto: Pixabay

As chuvas torrenciais que afetam a Bahia já causam prejuízos ao agronegócio. São mais de 70 municípios em situação de emergência em função dos alagamentos. Na região de Itajuípe, por exemplo, que é conhecida pela produção de cacau, a zona rural fortemente afetada e a prefeitura destaca que o prejuízo dos produtores rurais é “incalculável”.

Situação parecida vive Ilhéus, onde a atividade cacaueira também é forte. A sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura, está isolada. Conforme nota divulgada pelo Mapa, "não houve danos à estrutura e os servidores se revezarão no local para auxiliar no que for preciso". O local estava sendo usado como abrigo para as pessoas que tiveram que deixar suas casas na região.

Ainda conforme o Agrotempo noticiou nesta segunda-feira (27) em Gandu, onde choveu mais de 300mm em apenas três dias, estima-se uma perda relevante, de mais de 6 mil sacas de 50 Kg de cacau que estavam estocadas, somando um prejuízo financeiro aproximado de R$ 5 milhões. Em várias outras localidades, diversos armazéns, também foram atingidos pelas águas, registrando baixas substanciais, ainda não contabilizadas.

A Bahia é o segundo maior produtor de cacau no país, somente atrás do Pará, e soma 113 mil toneladas por ano da amendoa. Além do sul da Bahia, que foi bastante castigado no fim de semana do Natal, o excesso de chuva traz prejuízos para o Centro-Oeste, incluindo norte de Mato Grosso, onde algumas lavouras apodreceram por causa do alto volume de águas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.