BA: Milho verão ultrapassa 116 mil hectares
Avanço da semeadura foi possibilitado pela regularização das chuvas em novembro
Foto: Pixabay
De acordo com a AIBA, a área plantada com milho no Oeste baiano já soma 116 mil hectares, impulsionado pelo retorno das chuvas e condições favoráveis ao manejo no campo.e isso representa 96,7% da área estimada para a safra 2025/26.
O avanço da semeadura foi possibilitado pela regularização das chuvas em novembro, que garantiu condições ideais para a operação em diferentes microrregiões da região oeste. A conclusão total do plantio é esperada para os próximos dias.
A produção total estimada para o milho verão é de 1,346 milhão de toneladas, com produtividade média de 187 sacas por hectare. Já o milho irrigado, com área revisada para 75 mil hectares, deve render 855 mil toneladas, com média de 190 sacas/ha.
A comercialização da safra 2025/26 já alcança 38%. O preço médio da saca de milho no mercado regional está cotado em R$ 60,40.
O aumento da área plantada em relação ao ciclo anterior foi expressivo, com variação de 14,3% no milho verão, evidenciando maior aposta dos produtores no cereal. A regularização hídrica e o desempenho agronômico fortalecem a perspectiva de boa safra, mas exigem atenção ao monitoramento de pragas e doenças.