Baixa umidade antecede retorno das chuvas
Temporais elevam risco de alagamentos
Foto: Divulgação
Previsões divulgadas pelo Meteored indicam que, até o fim desta semana, chuvas devem atingir praticamente todo o país, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros em diversos estados. O destaque é a região Norte, onde os volumes podem alcançar 150 milímetros até o sábado (21).
Nos últimos dias de Carnaval, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para várias regiões com risco de pancadas capazes de provocar transtornos, como cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No início da semana e no fim do período de carnaval, a tendência ainda é de pouca chuva em uma faixa central do país que abrange áreas do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Nessas regiões, a previsão indica formação de pancadas rápidas e isoladas, com predomínio de tempo ensolarado.
A partir de quarta-feira (18), o avanço de uma frente fria, que estava posicionada sobre a região Sul, deve provocar o retorno de chuvas intensas ao Sudeste e ao Centro-Oeste. A mudança no tempo deve atingir municípios que registraram condições firmes e secas ao longo do carnaval.
Parte do Nordeste e do Sudeste esteve sob alerta devido à baixa umidade relativa do ar, com índices entre 30% e 20%. Segundo as informações meteorológicas, esses valores podem agravar problemas de saúde, especialmente doenças respiratórias, além de favorecer incêndios florestais. A previsão indica que essas áreas voltarão a registrar chuva até o fim da semana.
Com o retorno das precipitações, aumentam também os riscos de transtornos, principalmente no Sudeste. A partir de quarta-feira (18), pancadas fortes devem se concentrar no Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, onde municípios podem registrar acumulados de até 100 milímetros.
O alerta permanece ainda para o Brasil equatorial, incluindo grande parte da região Norte e o litoral norte do Nordeste. A atuação da Zona de Convergência Intertropical continuará favorecendo pancadas frequentes, com acumulados que podem atingir 150 milímetros até o fim da semana. As informações ressaltam que esse cenário não representa mudança no padrão climático recente dessas áreas, onde a ocorrência de chuvas frequentes é característica.
Diante da previsão de temporais e descargas elétricas, a orientação é que a população evite enfrentar correntezas, não busque abrigo sob árvores ou estruturas frágeis e permaneça atenta a alterações em encostas para reduzir o risco de acidentes.