CI

BASF disponibiliza moléculas e supercomputador contra COVID-19

Empresa identificou 150 moléculas que podem auxiliar no controle do vírus SARS-CoV-2


Foto: EuroSLA

A BASF anunciou o projeto “Helping Hands”, com o objetivo de realizar uma série de iniciativas para auxiliar os institutos de saúde mundiais no combate ao novo coronavírus, responsável pela COVID-19. Dentro destas iniciativas está a disponibilização de moléculas e de seu próprio supercomputador. 

"Nós desenvolvemos ingredientes farmacêuticos ativos, mas com mais de 150 anos de experiência em pesquisa de substâncias, temos o conhecimento e uma grande biblioteca de substâncias com uma ampla variedade de ingredientes ativos", disse o Dr. Peter Eckes, Presidente de Pesquisa da Biociência da BASF. 

Em seu esforço para adotar várias abordagens, a empresa desenvolveu seu próprio software para projetar moléculas, além de ter seu próprio supercomputador Quorisity. "Aproveitar essas enormes capacidades de pesquisa é outra maneira de ajudar a combater a pandemia de coronavírus ", disse Eckes.

Nesse sentido, os pesquisadores da BASF realizaram uma pesquisa na biblioteca de substâncias da empresa, a fim de encontrar compostos semelhantes, o que levou à identificação de 150 candidatos promissores. A BASF disponibilizou essas moléculas gratuitamente para grupos de trabalho acadêmicos e também permitiu que as moléculas fossem usadas para pesquisa sem fazer nenhuma reivindicação de patente. 

"Por muitos anos, apoiamos pesquisas acadêmicas sobre medicamentos para o tratamento de doenças infecciosas como a malária, e foi por isso que conseguimos aproveitar rapidamente nossos contatos e processos estabelecidos para este projeto", disse o Dr. Matthias Witschel, pesquisador da Pesquisa BASF em Biociência. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.