CI

Basf lança fungicida Ativum™EC para controle da ferrugem asiática na soja

Já estará disponível para a próxima safra


 

A Basf anunciou essa semana o lançamento do fungicida foliar Ativum™EC (Piraclostrobina + Epoxiconazole + Fluxapiroxade) para o controle da ferrugem asiática e de outras importantes doenças da soja. De acordo com a fabricante, trata-se de um produto de “alta eficiência” e estará disponível já para a próxima safra da oleaginosa, que começará no próximo mês de setembro no Brasil.

“Contendo triplo modo de ação [...] Ativum™EC bloqueia eficientemente o Complexo II (Carboxamida) e Complexo III (Estrobirulina) da respiração na mitocôndria e também inibe a síntese de ergosterol (Triazol) essencial para formação das membranas celulares dos fungos. Múltiplo no controle de importantes doenças de plantas, efetivo nas diferentes fases da cultura, a ferramenta ideal para o manejo de resistência”, aponta a Basf. 

O Consórcio Antiferrugem, que monitora a doença no país, identificou nada menos que 460 focos de ferrugem asiática na safra 2015/16. Segundo levantamento da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a ferrugem asiática pode causar perdas de até 30% na produção brasileira de soja até 2025 se não houver um manejo correto.

“Preocupada com a sanidade das lavouras de soja e a produtividade do agricultor, a BASF oferece ao mercado agrícola um novo fungicida foliar, com triplo modo de ação que proporciona um excelente controle de ferrugem-asiática e outras importantes doenças, além de auxiliar no manejo de resistência dos fungos”, destaca Elias Guidini, gerente de Marketing da BASF para a Cultura da Soja no Brasil.

A fabricante destaca como diferencial uma produção mais sustentável nas lavouras. “Em áreas demonstrativas, a utilização do fungicida Ativum™EC na safra 2015/2016, combinado a outros produtos BASF, resultou em uma produtividade de 3 sacas a mais por hectare em relação às áreas que fizeram outro manejo”, comemora Guidini.

O fungicida ainda é recomendado para o controle da ferrugem-tropical no milho, mancha-amarela e ferrugem-da-folha no trigo, entre outras culturas. Confira entrevista exclusiva do gerente de Marketing da BASF para o Portal Agrolink:

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.