Batata transgênica é registrada na Argentina

NOVIDADE

Batata transgênica é registrada na Argentina

"A cultura tem várias limitações para expressar seu potencial de rendimento máximo"
Por: -Leonardo Gottems
507 acessos

O Ministério da Agricultura da Argentina concedeu o registro para a batata transgênica resistente ao vírus PVY, que já havia sido aprovada pela Comissão de Assistência de Biotecnologia Agropecuária (Conabia) em 2015. De acordo com o agrônomo Julian Pérez Pizarro, a cultura tem sofrido muito com doenças nos últimos anos. 

"A cultura tem várias limitações para expressar seu potencial de rendimento máximo como pragas e algumas doenças. As maiores perdas de rendimento são produzidas por nematoides e vírus, que afetam diretamente o desenvolvimento das plantas e determinam perdas significativas de produtividade”, comenta. 

A batata transgênica é o resultado do trabalho de cientistas argentinos do Concelho Nacional de Investigações Científicas Técnicas (CONICET), em conjunto com a empresa Tecnoplant. Segundo o Conselho Argentino de Informação e Desenvolvimento da Biotecnologia (Argenbio) esse produto irá resolver um problema de produção que permitirá uma economia de US$ 40 milhões por ano para os agricultores. 

O vírus, que é transmitido por insetos, pode causar infecções graves e persistir nas gerações subsequentes de tubérculos. De acordo com a Argenbio, em alguns casos, as infecções podem ser devastadoras e causar perdas de até 70%. O agrônomo Paolo Andres Sanchez Angonova, informou que é extremamente difícil de controlar esse problema, porque esse tipo de vírus possui diversas variações. 

"As raças mais comuns são vírus PVYº, PVYC e PVYN, com aparições de novas estirpes de vírus que servem como novas fontes de inóculo para raças como NTN, produzindo sintomas em tubérculos", informa.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink