CI

Bayer cria nova empresa e muda foco para negócios de saúde


Após o sucesso da reestruturação ocorrida em 2002, o Grupo Bayer continuará com foco em seus negócios-chave para concentrar-se no futuro nas áreas de Saúde, Alimentação e materiais de inovação. Por isso a Bayer Chemicals (com exceção da H. C. Starck e Wolff Walsrode), assim como algumas unidades de negócios da Bayer Polymers farão parte da nova empresa “NewCo“, cujas ações deverão ser negociadas em bolsa de valores até o início de 2005 com uma nova razão social. Essa estratégia do Conselho Executivo da Bayer foi aprovada nesta sexta-feira pelo Conselho Administrativo.

O presidente da nova empresa será o Dr. Axel Claus Heitmann, atualmente membro do comitê executivo da Bayer Polymers e responsável pela Região Ásia/Pacífico em Xangai, China. No momento, o Grupo Bayer do Brasil ainda não sabe qual será o reflexo da criação dessa nova empresa para suas operações no país. Após uma análise detalhada sobre os recentes fatos, a Empresa irá se pronunciar à Imprensa dentro de 10 dias.

Tanto a Bayer como a NewCo irão se beneficiar com esta separação, pois posteriormente as ações da nova companhia serão negociadas em bolsas de valores, o que será um grande atrativo para os acionistas e colaboradores“, comenta o presidente mundial Werner Wenning. “Depois da divisão, a Bayer, com faturamento ao redor de 22 bilhões de Euros, poderá focalizar-se com mais afinco em seus negócios-chave, dos quais dispomos de excelentes tecnologias, fortes posições do mercado e principalmente áreas com grande potencial de crescimento, que reforçaremos com a utilização de todos os recursos. Assim queremos assegurar o sucesso do Grupo e gerar maior valor agregado.

A reorganização da Bayer foi um pré-requisito fundamental para este passo importante. Da mesma forma, iremos assegurar o futuro de nossos negócios químicos porque, como uma companhia independente, a NewCo será capaz de atuar com mais rapidez e flexibilidade. Neste novo cenário, químicos e polímeros serão o principal negócio e, assim sendo, as principais prioridades do novo corpo diretivo da Empresa”.

No futuro, a Bayer objetiva concentrar todos os seus recursos financeiros e administrativos no desenvolvimento e expansão das suas principais atividades em saúde, alimentação e materiais inovadores, que são áreas predominantemente de pesquisa intensiva.

Wenning vê grande potencial de crescimento nestas áreas, mas também uma necessidade correspondente de investimentos. ”Isto significa que nós temos recursos suficientes disponíveis para manter ou aumentar posições de mercado para nossos negócios químicos ou todas as nossas atividades em polímeros”, disse o presidente mundial da Bayer. A separação deverá alavancar os impulsos empreendedores necessários e criar as condições para otimizar as estratégias de cada companhia de acordo com suas diferentes necessidades de negócios.

Os conhecimentos específicos da Bayer sobre o organismo humano, animais, plantas e materiais, assim como seus respectivos produtos resultantes destas pesquisas constituem a base para um crescimento sustentável no longo prazo nos mercados promissores nos quais a Bayer planeja se especializar. Seguindo a reorganização, a Bayer terá três divisões operacionais: Bayer HealthCare, Bayer CropScience e Bayer MaterialScience.

O crescimento virá primeiramente dos produtos provenientes das pesquisas de novos princípios ativos na área de saúde para o consumidor e dos negócios do Grupo na Ásia. No entanto, contribuições para a criação de valor devem ser obtidas pela ampla utilização de plataformas tecnológicas, nanotecnologia, expansão de biotecnologia e engenharia genética como os principais fatores de inovação.

A biotecnologia é usada não somente pela CropScience para conquistar um aumento de qualidade e de rentabilidade sustentável no setor de agronegócios, mas também para abrir uma gama de novas aplicações em outras áreas, tais como diagnósticos genético.

O novo realinhamento da Bayer também inclui reposicionar o negócio Farmacêutico. “Nós temos examinado todas as opções para este negócio – especialmente a possibilidade de parcerias. Neste processo, constatamos que nenhuma destas opções refletiram adequadamente o valor dos nossos negócios Farmacêuticos. Na nossa visão, as possibilidades de parceia com outras empresas não ofereceram nenhuma alternativa de criação de valor”, explicou Werner Wenning.

“Assim sendo, decidimos concentrar em nossos próprios pontos fortes e continuar o negócio farmacêutico com estruturas adaptadas para o futuro”. “A Bayer irá concentrar esforços em pesquisas nas áreas terapêuticas, nas quais a Empresa já tem forte atuação e papel de destaque no desenvolvimento de produtos de sucesso: anti-infectivos, cardiovasculares, incluindo obesidade e diabetes, e urologia. A Bayer também tem um número promissor de produtos em fase de desenvolvimento na área de oncologia (Câncer)”.

“Queremos posicionar nossa divisão farmacêutica no mercado europeu como um negócio de médio porte, porque estamos convencidos de que isso gerará mais valor agregado aos nossos shareholders”, explicou Wenning. No futuro as atividades da divisão estarão focadas com mais força na Europa, logicamente sem deixar de lado os mercados dos Estados Unidos e Ásia. De acordo com Wenning, muito já foi realizado na reestruturação da área farmacêutica, principalmente após o grande sucesso do lançamento do Levitra, medicamento para disfunção erétil, com vendas satisfatórias.

Também bons progressos têm sido obtidos nas pesquisas da área de oncologia, que têm dado passos importantes. Um inibidor de raf-kinasa, para o tratamento avançado de câncer renal, desenvolvido em colaboração com a companhia norte-americana Onyx, já alcançou a fase III de desenvolvimento clínico. Wenning também vê oportunidades no crescimento do segmento de produtos voltados ao consumidor final. As áreas de Consumer Care - OTC, Produtos Diagnósticos e Saúde Animal ocupam boas posições de mercado em nível mundial. A Companhia pretende expandir ainda mais essas atividades.

As unidades de negócios da CropScience - herbicidas, fungicidas e tratamento de sementes - encontram-se em excelentes posições, com o objetivo de crescer num ritmo maior que o mercado. O segmento de Environmental Science é líder de mercado com produtos para uso doméstico ou em jardins no controle de pragas.

A Bayer dispõe de amplo conhecimento na área de biotecnologia, que conforme projetam os especialistas, terá crescimento anual de cerca de 15%. A Bayer já ocupa posições de liderança, em nível mundial, nos segmentos de poliuretanos, policarbonatos e matérias-primas para tintas, o que chamamos de Material Science (Ciência de Materiais), dispondo de tecnologias de ponta, reconhecidas internacionalmente, assim como uma vasta experiência adquirida ao longo dos anos.

A Empresa pretende continuar expandindo o crescimento dos plásticos de alta qualidade e materias-primas para tintas, com especial investimentos no mercado asiático. Atualmente, na China, a Bayer está construindo novas plantas produtivas, além de outras já planejadas. No futuro, esta divisão Material Science (Ciência de Materiais) integrará também as subsidiárias H.C. Starck e Wolff Walsrode.

Além dessas três divisões, as três companhias de serviços (Bayer Business Services, Bayer Technology Services e Bayer Industry Services) continuarão fazendo, na Alemanha, parte do Grupo Bayer. Essas companhias também irão oferecer serviços à NewCo. Os colaboradores das companhias de serviços, cujos centros de trabalho se concentram exclusivamente em áreas da NewCo., serão transferidos para a mesma.

Com vendas de 5,6 bilhões de Euros e cerca de 20.000 colaboradores, a NewCo estará entre as maiores empresas químicas da Europa, ocupará a liderança em mais de dois terços dos segmentos no mercado mundial e será a principal empresa em tecnologia de produção. “Uma vez que a NewCo estará independente da Bayer, poderemos dar à ela fortes impulsos empreendedores para aumentar sua competitividade em tecnologia de produção e tornar possível um crescimento acima da média e aumento de valor”, disse Wenning.

A NewCo deverá ampliar de forma eficiente seus recursos financeiros para melhorar sua competitividade e para poder buscar parceiros e investidores segundo seus próprios critérios. A nova estrutura irá também facilitar o foco em administração financeira de acordo com as necessidades específicas do negócio de químicos, adaptar estruturas e processos às exigências da indústria química e ativar nichos de mercado utilizando novos modelos de negócios. O objetivo é continuar a crescer com um forte foco em inovação, uso eficiente de recursos e expansão de aplicações especiais atrativas.

Com cerca de 5000 itens, a NewCo terá um amplo portfolio de produtos químicos básicos, especialidades e química fina, assim como polímeros, entre eles produtos para fabricação de princípios ativos nas indústrias farmacêuticas e fitossanitária, produtos para a proteção de materiais, produtos químicos para as indústrias de couro, papel e têxtil, resinas de troca iônica para o tratamento de água, pigmentos inorgânicos para coloração de plásticos e concreto, aditivos para polímeros como agentes retardante de chamas e plastificantes, borracha sólida e produtos químicos para borracha para as indústrias de borracha e pneus, assim como estirênicos (ABS) e termoplásticos semi-cristalinos utilizados principalmente na fabricação de automóveis, coberturas e residências. A NewCo estará representada em todo o mundo com unidades operacionais e representações de vendas constituídas por 40 companhias em 20 países.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7