Bayer CropScience lança herbicida para o controle de plantas daninhas no milho
Soberan pode ser utilizado em qualquer tipo de milho grão, incluindo os cultivares de milho para pipoca, doce e ceroso
Segundo dados da Embrapa Milho e Sorgo, as plantas daninhas necessitam dos mesmos fatores exigidos pela cultura do milho, ou seja, água, luz, nutrientes e espaço físico, estabelecendo um processo competitivo com as plantas de milho. Além da competição, considerada um dano direto, as plantas daninhas podem gerar danos indiretos, como hospedar insetos e doenças que podem afetar as plantas de milho e prejudicar ainda mais a produtividade.
Soberan é o único produto com a capacidade de controlar o mato que compete com a lavoura sem prejudicar as plantas de milho, proporcionando controle rápido, com apenas uma aplicação. O novo herbicida é sistêmico e controla, em pós-emergência, plantas daninhas de folhas estreitas e de folhas largas. Além disso, o produto é o único que pode ser aplicado durante o processo de adubações nitrogenadas em qualquer época, permitindo o complemento de nitrogênio necessário para o desenvolvimento das plantas sem restrição.
Outro diferencial exclusivo é que Soberan pode ser utilizado em qualquer tipo de milho grão, incluindo os cultivares de milho para pipoca, doce e ceroso. Estudos realizados por reconhecidos órgãos de pesquisa, como a Fundação ABC, a Embrapa Milho e Sorgo e o Instituto Biológico de Campinas, apontaram que Soberan não causa danos às plantas de milho, controlando apenas o mato.
“Trata-se do que há de melhor e mais moderno no segmento de herbicidas para a cultura do milho. Estamos trazendo ao mercado o produto mais aguardado dos últimos anos para a cultura do milho, pois o controle eficiente de plantas daninhas é essencial para o desenvolvimento das lavouras”, destaca o gerente do portfólio de Herbicidas da empresa, Jean Zonato.
Com Soberan, a Bayer CropScience reforça ainda mais o seu pioneirismo, pois o produto é o primeiro a obter o registro para a mistura em tanque, prática até então proibida pela Portaria 46 – MCT 2002. A mistura em tanque proporciona diversos benefícios às lavouras de milho, entre eles a sinergia para o controle da mato-competição e complementação do controle de plantas daninhas de folhas largas com Atrazina. O registro para a mistura em tanque do Soberan vale, do norte, ao sul do país.
Ainda, entre os diferenciais exclusivos do produto, estão:
• Alto índice de controle de plantas daninhas com apenas uma aplicação, eliminando, além das plantas já germinadas, também as que ainda vão emergir. Isso viabiliza que a colheita seja realizada com menos quantidade de mato e impurezas, o que resultará num menor desconto na balança no momento da venda do milho;
• Não restrição à rotação de culturas. Após 15 dias de aplicação de Soberan, podem ser plantados milho, soja e arroz; depois de 30 dias, feijão e algodão; e após 60 dias, girassol e outras culturas;
• Não restringe a aplicação de inseticidas e fungicidas.
“Com o lançamento de Soberan, a Bayer CropScience passa a oferecer uma linha diferenciada para o manejo das lavouras de milho, desde o melhor tratamento de sementes até soluções inovadoras para o controle de pragas, doenças e agora plantas daninhas, atendendo a todas as necessidades dos produtores desta importante cultura para o Brasil. Fruto de anos de pesquisas e intensos investimentos em tecnologia na área de ciência agrícola, Soberan é a aposta da Bayer CropScience para 2008, e nasce para ser líder em sua categoria”, completa o diretor de Operações da Bayer CropScience no Brasil, Gerhard Bohne. As informações são da assessoria de imprensa da Bayer CropScience.