CI

Bayer explica mudança para herbicida da Intacta 2 Xtend

A decisão provocou críticas da Aprosoja Brasil


Foto: Marcel Oliveira

A Bayer enviou ao Agrolink posicionamento oficial a respeito da mudança de recomendação para uso do herbicida Xtendicam, formulado à base de dicamba. A fabricante recomenda o produto, desde o lançamento, apenas para uso em pré-plantio, e não mais em pós-plantio, ou pós-emergência de soja Intacta 2 Xtend.

A decisão provocou críticas da Aprosoja Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Soja), que publicou nota pedindo às autoridades brasileiras “um regulamento mais rigoroso para o herbicida”. De acordo com a Bayer, o produtor pode optar por outras formulações do mercado, mas a recomendação em todos os casos é apenas para pré-plantio. Confira:

POSICIONAMENTO BAYER

A Bayer está levando ao mercado a plataforma INTACTA 2 XTEND®, terceira geração de biotecnologia de soja no Brasil. Entre os produtos integrantes da plataforma, o Xtendicam, herbicida à base de dicamba para o uso no pré-plantio, traz em sua bula as recomendações de aplicação de forma detalhada. As orientações auxiliam no uso eficaz e seguro do herbicida, tanto agronomicamente quanto para o meio ambiente, e que o usuário deve seguir criteriosamente

As recomendações indicadas pela Bayer para a aplicação de dicamba nas lavouras de soja seguem as boas práticas de aplicação já conhecidas pelo produtor rural, uma vez que são compatíveis com o uso de outros herbicidas amplamente utilizados. Da mesma maneira, a responsabilidade pelo uso de Xtendicam permanece seguindo a dos demais produtos disponíveis no mercado hoje.

A Bayer consolidou as recomendações para o uso do produto no Brasil após diversos estudos agronômicos, ambientais e toxicológicos. Acadêmicos das principais instituições do país adequaram e validaram cientificamente os resultados levando em conta as particularidades da agricultura brasileira. A implementação do manejo correto com o uso do herbicida prevê os passos abaixo:

    • Treinamento de operadores;
    • Tamanho da planta daninha;
    • Escolha adequada de formulações e pontas de pulverização;
    • Volume de calda;
    • Velocidade de aplicação e altura da barra;
    • Condições meteorológicas;
    • Distanciamento mínimo de culturas sensíveis;
    • Limpeza prévia de pulverizador (tríplice lavagem).
 
Na safra 2020/21, o manejo de plantas daninhas com o uso de dicamba respondeu por mais de 2 mil hectares em áreas experimentais, todas com resultados satisfatórios. Nas áreas de INTACTA 2 XTEND®, os estudos ainda mostraram que o uso do Xtendicam no pré-plantio ou até no dia do plantio oferece controle efetivo das principais espécies de folhas largas. O plantio em áreas livres de plantas daninhas reduz a matocompetição e protege a produtividade das cultivares de soja.

A Bayer indica o uso do Xtendicam no pré-plantio da cultura, tal como orientado na bula, não recomendando o produto na pós-emergência de soja INTACTA 2 XTEND®. Para demais formulações de mercado, a Bayer mantém sua recomendação e aconselha a adoção de formulações com o sal de Diglicolamina (DGA), com baixo potencial de volatilidade.

O conhecimento construído com consultores e produtores será compartilhado em plataformas online e disponibilizado para todos que tiverem interesse em se capacitar sobre essas boas práticas. A Bayer entende que, quando seguidas todas as recomendações, o agricultor poderá extrair o máximo potencial da utilização do herbicida.

A Bayer reforça seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos. Os lançamentos passam por longos períodos de pesquisa e condução de ensaios para levar as recomendações técnicas mais adequadas, favorecendo os melhores resultados. Os produtos também são submetidos para a aprovação das principais agências regulatórias do mundo, atendendo exigentes requisitos internacionais de segurança.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.