Bayer investe em projeto que colabora para redução do uso de água nos cultivos citros
Exemplo para comemorar o Dia Mundial da Água
O projeto foi realizado em 40 talhões de 33 fazendas paulistas, com a aplicação do inseticida Winner® diretamente no tronco das plantas, sem adição de água. Esse método garantiu mais eficácia no manejo do inseto vetor que transmite doença greening aos pomares, uma das principais ameaças da citricultura e que causa altos prejuízos laranjais paulistas.
Outros pontos positivos são a diminuição do total de aplicações necessárias, se comparado ao tratamento foliar, representando menos gastos com combustível (R$ 8/ha) e a redução na emissão de CO2 (0,02 tonelada/ha). Além disso, o projeto promove uma grande economia de água e contribui para a preservação dos insetos polinizadores benéficos para a cultura.
O trabalho mostrou que, se todas as plantações paulistas aderissem a esse método de manejo, cerca de 1,4 bilhão de litros de água seriam poupados na produção de laranja. De acordo com Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer CropScience, a linha de pesquisa que a Bayer segue em seus projetos e produtos é focada em práticas ambientais de preservação dos recursos naturais. “Estamos sempre comprometidos com a questão do meio ambiente, pensando em formas de colaborar com o uso consciente e eficiente da água e demais recursos”, afirma.